O Presidente da Colômbia anunciou, no sábado, que o Governo tinha chegado a acordo com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) sobre o regresso dos refugiados indígenas deslocados no oeste do país.
Este é o primeiro acordo desde o início das conversações de paz entre Bogotá e o grupo guerrilheiro.
O chefe de Estado colombiano não especificou uma data de regresso destas comunidades que fugiram dos territórios que ocupavam legalmente nas regiões de Choco e Risaralda , devido à violência entre traficantes de droga, grupos paramilitares e guerrilheiros do ELN, a última guerrilha reconhecida na Colômbia.
As negociações com o ELN, interrompidas em 2019 pelo anterior Governo, na sequência de um ataque que matou 22 pessoas, foram retomadas por Petro, o primeiro Presidente de esquerda na história da Colômbia, eleito em agosto.Espera-se que o acordo beneficie uma comunidade que encenou várias ocupações de diferentes parques em Bogotá desde o final de 2020, em protestos que resultaram em confrontos violentos com a polícia.
Portugal Últimas Notícias, Portugal Manchetes
Similar News:Você também pode ler notícias semelhantes a esta que coletamos de outras fontes de notícias.
Diretores clínicos do hospital de Ponta Delgada vão retirar a demissãoA garantia é dada pelo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro.
Consulte Mais informação »
Cuidadores informais 'são trabalhadores' e 'devem ter direitos', defende Presidente MarceloO Presidente recordou uma promessa do Governo e pediu avanços.
Consulte Mais informação »
Lojas Ara, na Colômbia, prontas a bater o Pingo Doce, em PortugalEntre investimento próprio e franquias, a Ara quer liderar na Colômbia e ser o segundo negócio do grupo Jerónimo Martins, depois da Polónia
Consulte Mais informação »
FOTO: Cristiano Ronaldo e Leonel Messi são irmãos na ColômbiaFOTO: colombiano dá nome de Cristiano Ronaldo e Messi aos filhos
Consulte Mais informação »