A inflação subjacente, que exclui os elementos mais voláteis do cabaz de compras, continua elevada, baixando apenas duas décimas em junho face a maio
A inflação em Espanha abrandou para 1,9% neste mês de junho, de acordo com a estimativa rápida do gabinete de estatística do país vizinho. Trata-se do valor mais baixo em 27 meses.
De acordo com o INE espanhol, este recuo de 1,3 pontos percentuais do índice de preços no consumidor face a maio decorre sobretudo do efeito base, uma vez que os preços dos produtos energéticos, alimentos e bebidas não alcoólicas foi bastante inferior a junho do ano passado. Já a inflação subjacente - que exclui os produtos mais voláteis do cabaz, como a energia e os alimentos - continua muito elevada, nos 5,9%, tendo diminuído apenas duas décimas face a maio deste ano.Tratando-se de uma estimativa, ainda não é possível desagregar os valores por categoria de produtos.
O índice harmonizado dos preços no consumidor que permite comparações com os restantes países da União Europeia recuou ainda mais para 1,6%.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
'Inflação não é um fenómeno exclusivamente português', diz ministra da AgriculturaNo Luxemburgo, depois da reunião que juntou ministros da Agricultura e das Pescas da União Europeia, Maria do Céu Antunes 'aponta o dedo' às condições atmosféricas para a subida dos preços dos alimentos agrícolas em Portugal.
Baca lebih lajut »
“Inflação está a demorar demasiado tempo” a baixarVice-diretora do FMI avisou em Sintra que inflação está a ser mais persistente do que o esperado e alertou que os governos devem “poupar“ a receita extra que estão a conseguir com a subida de preços.
Baca lebih lajut »
Lucros das empresas valem quase metade da subida da inflação na Europa, calcula FMIEmpresas europeias “têm estado mais protegidas que os trabalhadores do choque adverso dos custos“, indica estudo do FMI, antecipando que contribuição dos custos laborais para a inflação vai aumentar
Baca lebih lajut »
Peso do petróleo na inflação é maior nos EUA, mas mais persistente na EuropaO impacto da subida dos preços do petróleo na inflação 'é mais rápido nos Estados Unidos mas as consequências inflacionistas são mais persistentes na Zona Euro'. Em termos de sensibilidade das expectativas da inflação, Portugal ocupa a quinta posição entre os Estados membros da região.
Baca lebih lajut »
BCE começou tarde mas deverá subir taxas de juro duas vezes este anoA natureza da inflação na zona euro está a mudar e é improvável, mas a meta de inflação de 2% do BCE mantém-se.
Baca lebih lajut »