Empresas europeias “têm estado mais protegidas que os trabalhadores do choque adverso dos custos“, indica estudo do FMI, antecipando que contribuição dos custos laborais para a inflação vai aumentar
Empresas europeias"têm estado mais protegidas que os trabalhadores do choque adverso dos custos", indica estudo do FMI, antecipando que contribuição dos custos laborais para a inflação vai aumentar
A inflação na Zona Euro atingiu, em outubro passado, o pico de 10,6%, numa altura em que as empresas transferiram a subida dos custos das importações para os consumidores. Embora a, a inflação subjacente — medida que exclui os produtos com preços mais voláteis, nomeadamente energia e alimentos — tem-se revelado mais persistente, conduzindo a consecutivos aumentos das taxas de juro pelo BCE.
No entanto, se se tomar como exemplo situações anteriores de subida dos preços da energia, a contribuição dos custos laborais para a inflação deverá aumentar no futuro. A organização internacional assinala, aliás, que já tem aumentado nos últimos trimestres, ao mesmo tempo que o peso das importações diminuiu desde o seu pico em meados de 2022.
Os três economistas antecipam que, com um aumento dos salários nominais a um ritmo de cerca de 4,5% e a produtividade praticamente inalterada ao longo dos próximos dois anos, a percentagem de lucros das empresas teria de voltar a cair para os níveis anteriores à pandemia para que a inflação atingisse os 2% em 2025. Isto partindo também do princípio de que os preços das matérias-primas continuam a descer.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
De 2015 a 2020, Santa Casa passa de lucros a prejuízosGoverno pediu para auditar a internacionalização da Santa Casa e mandou reavaliar as contas referentes a 2021 e 2022, ainda por aprovar Mas, afinal, o que aconteceu às contas da Santa Casa?
Baca lebih lajut »
FMI aconselha governos a reservarem folgas e empresas a aceitarem perda de margensInstituição defende que bancos centrais devem manter rumo de aperto monetário mesmo arriscando o crescimento e que, num cenário de crise financeira sistémica, governos podem ser chamados a socorrer bancos novamente.
Baca lebih lajut »
Luís Marques Mendes: “Ir para a Europa seria o suicídio político de António Costa”'Campanha de marketing', considera Marques Mendes no seu tradicional comentário de domingo na SIC sobre a hipótese de António Costa rumar a outros cargos na União Europeia
Baca lebih lajut »