O impacto da subida dos preços do petróleo na inflação 'é mais rápido nos Estados Unidos mas as consequências inflacionistas são mais persistentes na Zona Euro'
O impacto do aumento dos preços do petróleo é mais"rápido" nos EUA, mas mais"persistente" na Zona Euro, revelou Christiane Baumeister, professora da Universidade de Notre Dame no âmbito da apresentação de um estudo subordinado ao tema, durante o Fórum BCE, que está a decorrer em Sintra.
Já em termos de impacto do efeito inflacionista dos choques petrolíferos nas expectativas sobre a inflação, a também especialista sobre o papel da energia na transmissão de política monetária referiu que as"expectativas de inflação aumentam mais gradualmente na Zona Euro".
A académica sublinhou que"a sensibilidade das expectativas de inflação varia muito entre os países membros, tanto em termos de magnitude como de dinâmica", sendo que a Eslováquia ocupa o primeiro lugar da tabela e a Irlanda o último. Portugal ocupa a quinta posição.
No que toca à invasão russa à Ucrânia e consequentes sanções por parte do Ocidente, a professora francesa explica que, com esta mudança, Moscovo virou-se para outros importadores passando a haver"um novo padrão dos fluxos comerciais de petróleo".
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Estados Unidos suspende financiamento de pesquisa científicas em territórios ocupados por IsraelO governo Biden voltou à posição de longa data dos EUA de pedir uma solução de dois estados para os palestinianos e criticar a expansão de colónias promovidas pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que lidera o governo de maior direita na história de Israel.
Baca lebih lajut »
“Showrun” da Red Bull levou cerca de 100 mil pessoas à zona de BelémDavid Coulthard foi o “anfitrião” e deixou elogios ao contributo que Portugal tem dado à Fórmula 1 ao longo dos anos.
Baca lebih lajut »
Incêndio destrói vários andares de arranha-céus nos Emirados Árabes UnidosForam retirados todos os residentes do edifício na cidade de Ajman, tendo sido transferidos para hotéis da região. Não há registo de feridos, segundo as autoridades locais.
Baca lebih lajut »