É uma “particularidade” apontada pela docente designada pela Associação de Professores de Português para comentar a prova. Em ano de centenário, também saiu Saramago como era esperado pelos alunos.
dos alunos, os exames integram um conjunto de itens cujas respostas contam obrigatoriamente para a classificação final. E outro, mais pequeno, onde só contribuem para a nota as respostas com melhor pontuação.
Dos quatro itens sobre a matéria do 10.º ano, dois são obrigatórios para o cálculo da nota. Os dois facultativos são itens de selecção, do tipo escolha múltipla. No conjunto, o exame de Português integra 10 perguntas a contar obrigatoriamente para a nota, quatro das quais de escolha múltipla. E mais cinco também deste tipo, das quais serão contabilizadas as três com melhor pontuação.
Por outro lado, à excepção do grupo de composição, que vale 44 pontos, todos os outros itens do exame têm a mesma cotação . “Nos meus testes não é assim. Os itens de selecção valem oito pontos e dos de construção, que implicam a escrita de respostas, somam 16 pontos cada”, descreve Carmo Oliveira. Adianta que também os seus alunos “saíram muito satisfeitos do exame".
A partir do próximo ano, o exame de Português vai voltar a ser obrigatório para todos os alunos do ensino secundário. A maior parte dos “miúdos da pandemia” já não estará neste regresso, porque acabam agora o 12.º ano. “São um grupo muito diferente. Lidam mal com o insucesso e com a frustração, têm comportamentos inesperados para a sua faixa etária. Notei muito isso nos meus alunos do 12.º”, descreve também.
A docente acrescenta ainda que se trata de um exame “coerente e bem estruturado”, com um “grau de dificuldade equivalente” aos dos últimos anos. A média no exame de Português situou-se em 12 valores em 2020 e 2021, mas
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Falta de professores “afectou um bocado” a preparação, exame de Português prova foi “acessível”O Exame de Português deu início à 1.ª fase de exames de acesso ao ensino superior. Na Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, a prova “correu melhor” do que esperado.
Baca lebih lajut »
Época de exames nacionais arranca esta segunda-feira, com greves e serviços mínimos decretadosDurante o dia haverá exame de Português (12.º ano), Mandarim e Italiano (11.º ano) e Português Língua Não Materna (9.º ano)
Baca lebih lajut »
Exames nacionais do secundário começam em clima de greve de professoresA primeira fase dos exames nacionais para os alunos do ensino secundário começa esta segunda-feira. As provas de Português e Português Língua Não Materna do calendário. Decorre também o exame de Português Língua Não Materna para os alunos do 9.º ano.
Baca lebih lajut »