Washington e Pequim concordam na necessidade de 'estabilizar' as relações. Ainda assim, secretário de Estado regressa a casa sem compromisso quanto às comunicações militares.
Apesar das palavras de ambos, o encontro terá terminado sem medidas concretas a não ser a decisão de retomar o diálogo diplomático - o chefe da diplomacia chinesa, Qin Qang, aceitou visitar Washington. Mas Blinken não conseguiu reabrir as vias de comunicação entre os militares de ambos os países, naquele que era considerado um passo essencial para evitar o degradar da situação no estreito de Taiwan.
"Fizemos progressos e estamos a avançar, disse o responsável norte-americano."Nada disto se resolve com uma visita", acrescentou. O secretário de Estado norte-americano reiterou que os EUA não apoiam a independência de Taiwan, mas garantiu que mantêm o compromisso de defender a ilha de qualquer ameaça por parte da China - que considera o território uma província rebelde, cuja soberania não exclui recuperar pela força."Continuamos a opor-nos a qualquer mudança unilateral dopor qualquer uma das partes.
Além de Taiwan, a relação entre os dois países é marcada por tensão em questões comerciais - estamos a falar das duas maiores economias mundiais - e tecnológicas - onde os EUA procuram recuperar terreno face à China e evitar as transferências de tecnologia.
Primeira cimeira virtual entre Biden e Xi. Norte-americano fala de um diálogo"sincero, construtivo, substancial e eficaz".Devido a preocupações com os direitos humanos, EUA anunciam um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim.Primeiro contacto telefónico entre Biden e Xi Jinping desde o início da guerra na Ucrânia. Washington reforça a necessidade de Pequim não ajudar Moscovo no conflito.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Encontro entre Blinken e Xi resulta em ″progressos″ na relação EUA-ChinaAntony Blinken, secretário de Estado dos EUA, encontrou-se, esta segunda-feira, com Xi Jinping, presidente da China, em Pequim. A reunião entre os dois, que durou cerca de 35 minutos, teve como objetivo amenizar a tensão que tem marcado as relações entre as duas grandes potências.
Baca lebih lajut »
Visita de Blinken a Pequim pode travar “espiral negativa” entre China e EUASecretário de Estado norte-americano foi recebido pelo Presidente chinês, Xi Jinping. Não houve propostas concretas, mas os dois lados fizeram uma apreciação positiva da visita.
Baca lebih lajut »
Um balão-espião, divergências sobre Taiwan e muita tensão depois, Blinken já está na ChinaInformação 24 horas por dia, em direto e em português. Alertas de última hora, notícias, reportagens, breaking news, vídeos, opinião e análise. Em todas as frentes.
Baca lebih lajut »
Blinken já está na China para iniciar um degelo diplomáticoChefes da diplomacia da China e dos Estados Unidos reunidos. Secretário de Estado norte-americano ficará dois dias para conversações que abrangerão a cooperação económica, o conflito Rússia-Ucrânia e Taiwan.
Baca lebih lajut »
Blinken reúne-se com homólogo chinês para iniciar um 'degelo' diplomático com PequimChefes da diplomacia da China e dos Estados Unidos reúnem-se em Pequim para conversações que vão abranger “a cooperação económica, o conflito Rússia-Ucrânia, a questão de Taiwan e os preparativos para as próximas reuniões de alto nível”.
Baca lebih lajut »