Vitalino Canas, Abílio Morgado e Jorge Bacelar Gouveia não duvidam que a atuação do SIS foi ilegal e não compreendem a posição do CFSIRP de 'defender o indefensável'
Prossegue o comunicado:"Para o efeito, o SIS não usou meios que lhe estivessem vedados. O dr. Frederico Pinheiro manteve uma conversa telefónica com um funcionário do SIS e disponibilizou-se para lhe entregar voluntariamente o computador, na via pública, como o próprio afirmou em declarações públicas, nos dias 28 e 29 de abril".
Para o socialista Vitalino Canas, o CFSIRP não esclareceu e devia explicar três questões:"Dizer o que se deve entender por praticar"atos ou desenvolver atividades do âmbito ou da competência específica das entidades com funções policiais"; especificar qual a disposição legal que permite dizer que a recolha de um computador alegadamente retirado de forma ilícita de um serviço público por um indivíduo, mesmo que...
Abílio Morgado, que antecedeu Constança Urbano de Sousa na presidência do CFSIRP, diz que o comunicado"nada de substancial acrescenta quanto à falta de fundamento legal para a atuação do SIS" e que"ao continuar a tentar justificar o injustificável, o CFSIRP enreda-se agora num canto de sereia incongruente e notoriamente insustentável".
O também ex-presidente do CFSIRP Jorge Bacelar Gouveia, mantém a sua análise num artigo de opinião publicado no DN, onde escreve que reforçou"a opinião que tinha a respeito da ilegalidade da intervenção do SIRP/SIS".
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
SIS não usou meios que lhe estivessem vedados, confirma Conselho de FiscalizaçãoA chefe de Gabinete do ministro das Infraestruturas, João Galamba, reportou ao Serviço de Informações de Segurança (SIS) que tinha sido levado do Ministério um computador portátil com documentos classificados por um adjunto acabado de demitir. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações, que acrescenta que foram desenvolvidas 'diligências tendentes a prevenir o risco de comprometimento de documentos classificados do Estado e a salvaguardar a sua confidencialidade'.
Baca lebih lajut »
IL acusa Conselho de Fiscalização das “secretas” de ignorar acusações de Frederico Pinheiro ao SISPerante os jornalistas, Patrícia Gilvaz referiu-se ao comunicado difundido momentos antes pelo CFSIRP, no final da reunião da Comissão de Assuntos Constitucionais, contrapondo que esse texto não consegue negar a ideia de que a ação do SIS teve uma natureza policial, ou seja ilegal
Baca lebih lajut »
Fiscalização das 'secretas' afasta indícios de 'atuação ilegal' do SISAs explicações constam de um comunicado posterior à participação de três elementos do Conselho de Fiscalização ao SIS numa audição da Comissão de Assuntos Constitucionais, que durou cerca de duas horas e meia.
Baca lebih lajut »