A professora e investigadora Alexandra Magnólia Dias defende que a tendência para o ressurgimento de tentativas inconstitucionais de deposição de líderes deve ser enquadrada num contexto de deterioração da confiança nas instituições democráticas e de insubordinação dos militares face aos políticos. Os confrontos recentes na Serra Leoa são descritos como uma tentativa falhada de golpe de Estado, seguindo-se a dois golpes no continente africano em pouco mais de um mês.
A tendência para o ressurgimento de tentativas inconstitucionais de deposição de líderes deve ser enquadrada num contexto de “deterioração da confiança nas instituições que representam a democracia” e de “insubordinação dos militares face aos políticos”, defende a professora e investigadora Alexandra Magnólia Dias. Os confrontos de 26 de novembro na capital da Serra Leoa resultaram em 21 mortes no que as autoridades descrevem como “uma tentativa falhada de golpe de Estado”.
A instabilidade que se vive em Freetown desde então segue-se a dois golpes no continente africano em pouco mais de um mês: primeiro no Níger a 26 de julho, depois no Gabão a 30 de agosto. Numa análise mais abrangente, o período de acalmia desde a viragem do século foi interrompido em 2020. “A incidência de golpes de Estado era a norma mais do que a exceçã
Golpe De Estado Democracia Confiança Nas Instituições Serra Leoa Insubordinação Militar
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Alexandra Leitão aponta explicações 'frágeis' da PGR na origem da queda de CostaA antiga ministra Alexandra Leitão considera que a Procuradoria-Geral da República deve dar mais explicações sobre o processo que envolve o primeiro-ministro.
Baca lebih lajut »
O que é uma Revolução e um Golpe de Estado?Interessante reflexão sobre o conceito de Revolução e Golpe de Estado, com referências históricas e definições da Enciclopédia Britânica.
Baca lebih lajut »
O consulado acabou e nem a maioria o salvouSó tenho a lamentar que seja este o estado das coisas a meses de se celebrar 50 anos de Abril. Mandámos abaixo o Estado Novo, e bem, mas implantámos um Estado com vícios de Velho. Um Estado falhado.
Baca lebih lajut »
Parlamento cabo-verdiano debate esta quarta-feira Orçamento de Estado para 2024O partido no Governo dispõe de maioria no parlamento.
Baca lebih lajut »
O que acontece ao Orçamento do Estado com demissão de Costa?Após a demissão de António Costa, caso o Presidente decida dissolver o Parlamento, o Orçamento do Estado para 2024 fica sem efeito. Maioria das medidas não avança.
Baca lebih lajut »
Orçamento do Estado: Ministro do Ambiente ouvido esta quarta-feira no ParlamentoSiga os programas de análise e opinião e os debates da SIC Notícias.
Baca lebih lajut »