Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que, apesar da lei da paridade, os homens continuam a ter mais probabilidade de assumirem cargos efetivos. 'Sem verdadeira paridade de género não há democracia', disse.
O Presidente da República apelou esta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, para que se reflita sobre o que falta fazer para alcançar a verdadeira paridade de género no país, em mensagem enviada à Ordem dos Advogados.
Por ocasião de uma sessão comemorativa da efeméride que esta sexta-feira se assinala, promovida pela Ordem dos Advogados, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou um relatório de junho de 2023 do Fórum Económico Mundial que mostra que “Portugal ocupa o 32.
Realçando que é na dimensão do empoderamento político que Portugal tem a pontuação mais baixa, remetendo o país para um 38.
“, referiu Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que também nunca houve uma mulher Presidente da República.a desigualdade salarial entre homens e mulheres, que aumenta em cargos de maior responsabilidade“Não podemos, por isso, descansar. Porque sem verdadeira paridade de género não há democracia”, concluiu.
Instituído em 1975 pelas Organização das Nações Unidas , o Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, no dia 8 de março, para assinalar os direitos conquistados pelas mulheres, como o direito ao voto, e defender causas como a igualdade salarial, a proteção em situações de violência, ou a maior representação em cargos de liderança.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Marcelo Rebelo de Sousa votou em Lisboa e pediu combate à abstençãoO chefe de Estado votou este domingo para as eleições legislativas. Recorreu ao voto antecipado e lembrou que este é um 'instrumento' de combate à abstenção a que os portugueses podem recorrer.
Baca lebih lajut »
Marcelo Rebelo de Sousa manifesta pesar pela morte do realizador António Pedro VasconcelosO Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou pesar e reconhecimento pela morte do realizador António Pedro Vasconcelos. Rebelo de Sousa destacou as contribuições de Vasconcelos para a cultura e a política, bem como a sua ligação ao cinema militante.
Baca lebih lajut »
Madeira: representante da República decide manter Albuquerque em gestão até Marcelo poder convocar eleições“Decisão precária” sobre a crise política foi anunciada este sábado por Ireneu Barreto, depois de ter vindo a Lisboa reunir-se com o Presidente da República. Decisão fica nas mãos de Marcelo e só será tomada depois das eleições nacionais
Baca lebih lajut »
Presidente da República não comenta casos da Justiça e aguarda posição sobre Governo da MadeiraO Presidente da República recusou-se a comentar casos da Justiça em andamento e aguarda a posição do representante da República sobre o Governo da Madeira. Ele esclareceu que não pensa em dissolução até o dia 24 e não pode comentar sobre o caso dos três detidos por suspeita de corrupção na Madeira.
Baca lebih lajut »
André Ventura critica o presidente da República por discurso 'anti-democrático'A campanha do Chega andou hoje na rua à chuva, no último dia da campanha. André Ventura considerou que o partido faz propostas 'arrojadas' e um 'combate cerrado à corrupção' que 'deixaram PS e PSD sem resposta'.
Baca lebih lajut »
Madeira: Ferro Rodrigues insta Marcelo a agir, o Presidente 'não comenta' casos de JustiçaDepois da libertação dos três arguidos no caso de corrupção da Madeira, várias vozes exigem a demissão da procuradora-geral da República. Confrontado com o caso, Marcelo reafirma que 'não comenta' casos da Justiça em curso.
Baca lebih lajut »