O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou pesar e reconhecimento pela morte do realizador António Pedro Vasconcelos. Rebelo de Sousa destacou as contribuições de Vasconcelos para a cultura e a política, bem como a sua ligação ao cinema militante.
Marcelo Rebelo de Sousa manifestou “pesar e reconhecimento” ao realizador António Pedro Vasconcelos , que morreu esta quarta-feira. “Homem culto, frontal, interventivo e intempestivo, gostava de literatura, da clareza e acutilância da prosa de Stendhal, dos grandes mestres do cinema clássico americano, e envolveu-se em campanhas política s e em combates cívicos, ligados por exemplo à RTP e à TAP”, lê-se no comunicado partilhado no site da Presidência da República.
“Também professor, cronista e ensaísta, esteve ligado ao decisivo Centro Português de Cinema e à Associação Portuguesa de Realizadores. Em tudo o que fez, foi figura destacada no nosso espaço público do último meio século”, acrescenta o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa lembra ainda que o realizador dirigiu documentários, uma ficção, e depois da Revolução esteve com o cinema militant
Marcelo Rebelo De Sousa António Pedro Vasconcelos Morte Realizador Cinema Cultura Política
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Marcelo Rebelo de Sousa votou em Lisboa e pediu combate à abstençãoO chefe de Estado votou este domingo para as eleições legislativas. Recorreu ao voto antecipado e lembrou que este é um 'instrumento' de combate à abstenção a que os portugueses podem recorrer.
Baca lebih lajut »
Marcelo lembra António Pedro Vasconcelos como um 'homem culto, frontal, interventivo e intempestivo'Presidente da República considera que realizador “foi figura destacada” do último meio século, em “tudo o que fez”. &etilde;
Baca lebih lajut »
Críticas à justiça. Marcelo não comenta processo da MadeiraMarcelo Rebelo de Sousa recusa comentar o processo da Madeira, nem responde se vai receber a procuradora-geral da República, na sequência das várias críticas feitas por responsáveis políticos.
Baca lebih lajut »
Mais de 200 mil eleitores já podem votar hoje para as legislativasMarcelo Rebelo de Sousa é um dos mais de 200 mil eleitores que se inscreveram para o voto antecipado. &etilde;
Baca lebih lajut »
António-Pedro Vasconcelos (1939–2024) | Antena 1Morreu, aos 84 anos de idade, António-Pedro Vasconcelos. A Antena 1 dedicou-lhe esta quarta-feira uma emissão especial, para recordar a vida e obra do cineasta, produtor e crítico leiriense; a condução será de Rui Alves de Sousa, com os convidados Paulo Branco, João Lopes e Tiago R.
Baca lebih lajut »
Falece o realizador António-Pedro VasconcelosO realizador António-Pedro Vasconcelos faleceu aos 84 anos de idade. Ele foi um dos nomes mais importantes do Cinema Novo Português e realizou filmes de grande sucesso comercial.
Baca lebih lajut »