O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que Portugal tem um 'papel de mediação muito importante' no conflito em Gaza, nomeadamente junto do Governo israelita, e admitiu avançar com o reconhecimento do Estado palestiniano caso represente 'um passo decisivo'.
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que Portugal tem um"papel de mediação muito importante" no conflito em Gaza, nomeadamente junto do Governo israelita, e admitiu avançar com o reconhecimento do Estado palestiniano caso represente"um passo decisivo".
Instado pelos dois partidos a esclarecer por que motivo Portugal ainda não fez o reconhecimento formal do Estado da Palestina -- como fizeram recentemente Espanha, Irlanda, Noruega e Eslovénia -, o chefe da diplomacia portuguesa reiterou que o Governo está "em permanente avaliação dessa situação". Paulo Rangel sustentou que "em termos jurídicos, os requisitos para o reconhecimento não estão preenchidos", acrescentando: "Mas nós também não vamos esperar que eles estejam".
"Enquanto esta posição que temos de aguardar algum tempo - que pode ser mais ou pode ser menos, pelo reconhecimento formal - for útil e estiver a produzir resultados positivos, nós vamos mantê-la. E se nós sentirmos que o reconhecimento permite um passo efetivo, nós vamos avançar também. Não tenho qualquer dúvida sobre isso", garantiu.
O governante destacou ainda o papel "muito ativo e discreto" de Portugal na cena internacional no sentido de persuadir outros países a ter uma posição "mais aberta e positiva nesta matéria", nomeadamente outros Estados-membros da União Europeia .
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Vídeo de MNE israelita a criticar Espanha é 'escandaloso e execrável', diz MNE espanholO ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha classificou hoje como 'escandaloso e execrável' uma montagem em vídeo divulgado pelo homólogo israelita com imagens do atentado de 07 de outubro misturadas com duas pessoas a dançar flamenco.
Baca lebih lajut »
Portugal entre 17 países que apelam para libertação dos reféns detidos em GazaPaíses pedem ao Hamas para que aceite o acordo de cessar-fogo anunciado pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Baca lebih lajut »
A Web3 ainda mexe em Portugal: “A ‘criptoeconomia’ está para ficar e para beneficiar Portugal”O burburinho em torno da Web3 arrefeceu, dando lugar à corrida pela inteligência artificial. Mas em Portugal o setor mantém a confiança e prevê que, depois da euforia, esta tecnologia alcance uma fase mais madura
Baca lebih lajut »
Portugal em risco de voltar a ter défice, avisa Banco de PortugalO Banco de Portugal alerta para o risco de o país regressar ao défice, se todas as medidas anunciadas nas últimas semanas pelo Governo de Luís Montenegro se concretizarem.
Baca lebih lajut »
Banco de Portugal afirma que Portugal está em risco de voltar a ter déficeBoletim Económico de junho foi divulgado esta sexta-feira.
Baca lebih lajut »
Mais de 37 mil mortos desde o início da guerra e 247 durante a operação de resgateCom base nos números das autoridades de Gaza, 283 habitantes de Gaza foram mortos e 814 feridos em toda a Faixa de Gaza nas últimas 24 horas.
Baca lebih lajut »