Quase três dezenas de ONGs ambientais expressam preocupação com o projecto H2Med, alegando que pode comprometer recursos renováveis, afetar ecossistemas e prolongar a dependência do gás fóssil.
Quase três dezenas de organizações não-governamentais (ONG) ambientais, a maioria ibérica, manifestaram-se esta quinta-feira contra o projecto H2Med, dedicado à exportação de hidrogénio por gasoduto, da Península Ibérica para o centro e norte da Europa. Pode comprometer a disponibilidade de energia renovável para consumo interno na Península e ter impactos significativos nos ecossistemas, com potenciais perturbações nos habitats e ameaças à biodiversidade.
Os activistas argumentam que, no total, o gasoduto terá capacidade para transportar até dois milhões de toneladas de hidrogénio por ano até 2030, o que exigirá a instalação de, pelo menos, 40 gigawatts (GW) de nova capacidade de energia renovável em Portugal e Espanha e pode gerar competição por terrenos, recursos de energia renovável e infra-estruturas de transporte de electricidade. Caso o gasoduto seja concluído, mas a disponibilidade de hidrogénio verde seja insuficiente, a solução de recurso será a mistura com gás fóssil, dizem, considerando que esta abordagem pode prolongar a dependência do gás fóssil por décadas, aumentar a dependência energética de países estrangeiros e continuar a ser uma fonte significativa de emissões de gases com efeito estufa. Os ambientalistas assinalam ainda que não existem dados fiáveis sobre a procura futura exacta de hidrogénio verde na Europa Central ou a perspectiva de produção de hidrogénio verde para exportação, pelo que o gasoduto pode revelar-se um desperdício de fundos públicos. Além disso, tendo em conta que o transporte de hidrogénio é tecnicamente desafiante e consome quantidades significativas de energia, defendem que se estabeleça como prioridade a produção e consumo local de hidrogénio verde, que consideram mais eficiente, reservando-o para sectores de difícil electrificação, acompanhado de medidas de redução da procura (a produção de aço e amoníaco, a aviação e o transporte marítimo, por exemplo)
H2med Hidrogénio Gasoduto Ongs Energia Renovável Impactos Ambientais
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
ONGs protestam contra projeto de gasoduto H2Med para exportação de hidrogénioOrganizações não-governamentais ambientais expressam preocupação com o projeto H2Med, que prevê a exportação de hidrogénio da Península Ibérica para o centro e norte da Europa por gasoduto, argumentando que pode comprometer a disponibilidade de energia renovável regional e ter impactos significativos nos ecossistemas.
Baca lebih lajut »
Víctor Aldama Revela Pagamentos a Figuras Socialistas EspanholasVíctor Aldama, empresário acusado de fraude fiscal, confessa ter pago comissões a figuras altas do governo socialista, afetando a situação do atual primeiro-ministro Pedro Sánchez e do seu executivo.
Baca lebih lajut »
Moçambique Atribui Financiamento de Manifestações a ONGs e EstrangeirosAs Forças de Defesa e Segurança de Moçambique acusaram organizações da sociedade civil e indivíduos de má-fé, incluindo estrangeiros, de financiarem manifestações violentas que buscam criar caos no país. As acusações foram feitas num comunicado do Ministério do Interior.
Baca lebih lajut »
Tocha, petardos e gritos: adeptos do FC Porto protestam na chegada do autocarroO FC Porto foi este domingo eliminado da Taça de Portugal após perder, por 2-1, no terreno do Moreirense. Um grupo de adeptos dirigiu-se ao Estádio do Dragão, onde se viveram momentos de tensão.
Baca lebih lajut »
Futebol: Adeptos do FC Porto protestam após terceira derrota consecutivaAdeptos do FC Porto manifestaram a sua revolta após a equipa sofrer a terceira derrota consecutiva, um feito inédito há 16 anos. Após a eliminação na Taça de Portugal frente ao Moreirense, o presidente do clube, André Villas Boas, e o dirigente Jorge Costa, dirigiram-se aos protestos dos adeptos no exterior do estádio do Dragão.
Baca lebih lajut »
Muita tensão e petardos lançados: Sapadores protestam por falta de acordo com o GovernoBombeiros sapadores marcham esta segunda-feira no Campo Pequeno.
Baca lebih lajut »