Artista fundamental, que na década de 1950 fez parte das vanguardas nova-iorquinas, tendo trabalhado com figuras como Andy Warhol e Donald Judd. &etilde;
José Cabrita SaraivaArtista fundamental, que na década de 1950 fez parte das vanguardas nova-iorquinas, tendo trabalhado com figuras como Andy Warhol e Donald Judd.
Com 95 anos acabados de fazer, Yayoi Kusama é uma das mais influentes, irreverentes e profícuas artistas do Japão contemporâneo. Com os seus projetos de pintura, escultura e instalação imersiva, propõe-se «criar arte para curar a humanidade», embora as perturbações de ordem psicológica de que ela própria sofre tenham sido sempre uma das fontes de onde brota a sua inventividade e originalidade.
É esta artista fundamental – que na década de 1950 fez parte das vanguardas nova-iorquinas, tendo trabalhado com figuras como Andy Warhol e Donald Judd – que o Museu de Serralves agora apresenta ao público português, através da exposição Yayoi Kusama: 1945 – Hoje, uma colaboração entre o M+, de Hong Kong, a fundação portuense e o Museu Guggenheim de Bilbau.
«Com cerca de 160 trabalhos, incluindo pinturas, desenhos, esculturas, instalações e materiais de arquivo, esta exposição explora a carreira de Kusama desde os seus primeiros desenhos, feitos na sua adolescência durante a Segunda Guerra Mundial, às suas obras de arte imersivas mais recentes», descreve o museu.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
A cor e a sombra de Yayoi Kusama chegaram a SerralvesÉ inaugurada nesta quarta-feira no Porto uma exposição retrospetiva da artista japonesa Yayoi Kusama, de 95 anos. São mais de 160 obras de uma 'cartilha para lidar com o sofrimento'.
Baca lebih lajut »
A vida de Yayoi Kusama: a retrospetiva de uma cosmonauta em SerralvesBem-vindos a uma odisseia pelo misticismo cósmico oriental. O Museu de Serralves, no Porto, apresenta a primeira exposição em Portugal de Yayoi Kusama.
Baca lebih lajut »
Yayoi Kusama encheu Serralves com os pontos coloridos da vida e da morteDa fragilidade ao universo, passando pela cor das plantas e dos pontos, formou-se o trabalho da artista japonesa Yayoi Kusama, que expõe no museu do Porto a sua maior retrospectiva europeia.
Baca lebih lajut »
Yayoi Kusuma, um dos ícones da arte contemporânea, em SerralvesRetrosretrospetiva da artista contemporânea japonesa está em exibição em Serralves até 29 de setembro.
Baca lebih lajut »
Palcos da semana: Yayoi Kusama, Walk & Dance e dias de teatroKusama está em retrospectiva em Serralves, Freamunde anda na música e Aljezur vai Lavrar o Mar. Na tábuas, estreiam-se Uma Vida no Teatro e Últimos Remorsos Antes do Esquecimento.
Baca lebih lajut »
Serralves quer 'chegar ao fim do infinito'. Exposição de Yayoi Kusama abriu esta semanaOs trabalhos da artista japonesa s&227;o coloridos e provocadores, mas servem igualmente de refer&234;ncias essenciais a hist&243;ria da arte moderna. Ao todo, a exposi&231;&227;o apresenta cerca de 160 pe&231;as de Yayoi Kusama.
Baca lebih lajut »