Do silêncio que passou a imperar no Afeganistão com a subida dos talibã ao poder, faz-se agora música no Conservatório de Guimarães, onde alunos do Instituto Nacional de Música do Afeganistão continuam a estudar música. Longe da família, os jovens ...
“Tive de sair por causa do meu futuro no Afeganistão. Quando os talibã vieram não estudava, porque a minha escola é de música e os talibã não gostam, então a escola foi fechada”. Este é o relato de Ali , ao Expresso, um jovem que começou a estudar música aos 11 anos, em Cabul. Agora, é no Conservatório de Guimarães que dá atualmente continuidade a esse percurso.
Ali é um de dez jovens afegãos que foram recebidos na nova valência da Associação de Apoio à Criança, que abriu em 2022 em Guimarães. Chama-se ‘Casa da Caldeirôa’ e dá abrigo a crianças e jovens não acompanhados que precisam de ajuda internacional. Antes da tomada de poder pelos talibã, todos eles estudavam no Instituto Nacional de Música do Afeganistão . Para proteção da identidade dos jovens que falaram ao Expresso – que têm entre 16 e 18 anos – os nomes usados neste artigo são fictícios. Foi durante a pausa de uma aula no Conservatório que falaram sobre o seu percurso.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
BE quer reactivar o Instituto da Água e administrações das regiões hidrográficasO Bloco de Esquerda reclama que as “entidades foram destruídas pelo Governo de Passos Coelho” e que o PS se “recusou [a] repor a situação anterior”.
Baca lebih lajut »
ONU alerta para crescimento da ameaça terrorista no AfeganistãoNo último relatório de controlo das sanções contra os talibãs, a ONU avisa também que a Al-Qaida tem campos de treino no Afeganistão e que uma das suas filiais se está a tornar “mais sofisticada e letal nas suas ações”
Baca lebih lajut »
ONU alerta para crescimento da ameaça terrorista no AfeganistãoA Al-Qaeda 'mantém um perfil discreto', usando o Afeganistão “como um centro ideológico e logístico para mobilizar e recrutar novos combatentes”, avisa o organismo num relatório.
Baca lebih lajut »
BE quer reativar Instituto da Água e alterar modos de produção agrícolaO Bloco de Esquerda alertou, este domingo, para a 'gravíssima situação de escassez de água' que o país atravessa e defendeu a reativação do Instituto da Água, além de mudanças na produção agrícola, evitando a intensiva.
Baca lebih lajut »
Instituto de Corporate Governance quer monitorizar empresas públicasO Instituto Português de Corporate Governance quer alargar o espetro de empresas que monitoriza, que para já inclui sobretudo as cotadas do PSI. As empresas públicas estão na mira.
Baca lebih lajut »