A NATO inicia esta terça-feira uma cimeira em Washington centrada no apoio à Ucrânia face à invasão russa e rearmamento dos países europeus, identificando ainda ameaças futuras, quando celebra os seus 75 anos.
A NATO inicia esta terça-feira uma cimeira em Washington centrada no apoio à Ucrânia face à invasão russa e rearmamento dos países europeus, identificando ainda ameaças futuras, quando celebra os seus 75 anos.O primeiro-ministro, Luís Montenegro, estreia-se em Washington numa reunião da Aliança Atlântica.
A cimeira vai realizar-se na capital norte-americana e assinalará os 75 anos da Organização do Tratado do Atlântico Norte , na mesma cidade onde, em 1949, doze países – incluindo Portugal - assinaram este tratado para assegurar a sua defesa coletiva. Na quarta-feira, Montenegro, acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, participa na cerimónia de cumprimentos oficiais pelo secretário-geral da NATO e pelo Presidente dos Estados Unidos aos chefes de Estado e de Governo presentes em Washington e na reunião do Conselho do Atlântico Norte, o principal organismo de decisão política dos aliados.
No último dia da cimeira da NATO, Montenegro, Rangel e Nuno Melo participarão em nova reunião do Conselho do Atlântico Norte, esta com os parceiros do Indo-Pacífico e da União Europeia, a que se seguirá uma da Comissão NATO-Ucrânia . A cimeira que assinala os 75 anos da NATO será também a última do atual secretário-geral, Jens Stoltenberg, que terá como sucessor o ex-primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Líder da NATO confiante no reforço do apoio da organização à Ucrânia'Mais apoio à Ucrânia estará no topo da nossa agenda e estamos no caminho certo para uma cimeira bem-sucedida', declarou o político norueguês na rede social X após a reunião na sede da NATO.
Baca lebih lajut »
Investimentos robustos em Defesa e apoio à Ucrânia irá dominar Cimeira da NATOO embaixador norte-americano John Bass salientou ainda que a Ucrânia, como aspirante a membro da Aliança, 'está numa posição qualitativamente diferente' da de outros países que querem aderir à NATO.
Baca lebih lajut »
Hungria viabilizará apoio da NATO e dos aliados à UcrâniaApesar de não se opor, 'nenhum elemento húngaro participará' nas atividades que serão acordadas na próxima cimeira .
Baca lebih lajut »
Stoltenberg desvaloriza visita de Orbán a Moscovo e promete “apoio substantivo” da NATO à UcrâniaSecretário-geral da NATO antecipa agenda da cimeira de Washington, onde aliados aprovarão várias iniciativas que “constituem uma ponte para a adesão” da Ucrânia no futuro.
Baca lebih lajut »
NATO: Macron em Washington com Defesa reforçada mas poder político debilitadoO desafio não é cumprir, mas sim garantir que os 2% do PIB estabelecidos pela NATO são 'realmente úteis no terreno militar', garantiu Paris. França é o 9º país do mundo com maior orçamento militar.
Baca lebih lajut »
Primeiro-ministro participa na cimeira da NATO em Washington e janta com Biden na Casa BrancaPortugal vai estar representado na cimeira da NATO por Montenegro, Paulo Rangel e Nuno Melo. Na quarta-feira o primeiro ministro vai jantar na Casa Branca numa refeição oferecida por Joe Biden.
Baca lebih lajut »