De acordo com o Governo, 'a Estratégia Nacional do Hidrogénio será revista, mais do que duplicando a capacidade prevista de eletrolisadores até 2030, de 2,5 GW para 5,5 GW'
Na avaliação feita pela associação Zero em relação à revisão do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 , já publicada pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática e enviada para Bruxelas,"uma das principais diferenças em relação ao PNEC anterior é o papel do hidrogénio" na transição energética do país.
Os ambientalistas não concordam com este último objetivo e já pediram mesmo à Comissão Europeia para não subsidiar a exportação de hidrogénio. Na visão da Zero, a injeção de hidrogénio num gasoduto, conjuntamente com a atual circulação de gás natural, exige que se produza, pelo menos, mais 30% de hidrogénio, quando comparado com a sua produção local.
Até ao final da década o Governo estabeleceu como meta 2,5 GW de eletrolisadores."Neste momento estaremos a falar do dobro ou do triplo, já com intenções de investimento firmes em Portugal. Precisamos de hidrogénio verde para descarbonizar a indústria já existente, mas também para atrair novas indústrias, como os combustíveis sustentáveis para a aviação", acrescentou.
Entre os objetivos inscritos no PNEC 2030, destaca-se também a descarbonização da economia nacional em todos os setores de atividade, com medidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 55%, face a 2005, para as seguintes áreas: energia e indústria; edifícios residenciais e de serviços; mobilidade e transportes; agricultura e florestas; águas residuais e resíduos.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Frotas empresariais devem tornar-se elétricas até 2030É o maior segmento automóvel da União Europeia, responsável por 74% das emissões dos carros novos, mas é o que menos adere ao modo elétrico. Bruxelas quer frotas mais verdes para atingir as novas metas climáticas até 2030. A T&E defende a obrigatoriedade de só comprar elétricos já daqui a sete anos.
Baca lebih lajut »
Lisboa tem de acelerar para chegar a emissões zero nos transportes até 2030A capital portuguesa destaca-se pela positiva pela ampla oferta de trotinetes e bicicletas partilhadas e pelas infraestruturas de carregamento para automóveis elétricos.
Baca lebih lajut »
Mais planos de ação, captura de carbono, autoconsumo: que novidades traz o Plano de Energia e Clima para 2030?Integrar autoconsumo e baterias na rede de carregamento de carros elétricos ou apoiar a inovação na captura de carbono são algumas das medidas no novo Plano Nacional de Energia e Clima para 2030, mas não as únicas
Baca lebih lajut »
Ferrari responde às críticas de Carlos Sainz: «Ele sabia desde o início qual era a estratégia»Fórmula 1 - Ferrari responde às críticas de Carlos Sainz: «Ele sabia desde o início qual era a estratégia»
Baca lebih lajut »