O Jornal Económico – Notícias, Economia, Política, Empresas, Mercados e Opinião
Novo brilharete orçamental do Governo, voltando a quebrar recordes no que respeita ao saldo, mas também na coleta de impostos – que vão continuar a subir. Empresários elogiam algumas medidas, mas pediam mais rasgo numa altura de grandes dificuldades para a economia real, com os juros a pressionarem durante mais tempo.
Novo excedente recorde, dívida abaixo de 100%, mas carga fiscal a subir e empresas a pedirem mais ambição: a proposta de Orçamento do Estado para 2024 já é conhecida e, apesar do reforço de rendimentos que o Governo apregoa, as críticas não se fizeram esperar.
A proposta de OE2024 prevê um cenário de crescimento decrescente, apesar de acima da média europeia, com inflação ainda elevada e uma redução assinalável da dívida: o PIB deve avançar 2,2% este ano e 1,5% no próximo, enquanto o indicador de preços fecha este ano com 4,6%, antes de abrandar para 2,9%; já a dívida regressa já no próximo ano a valores abaixo de 100%, terminando 2023 em 103,0% e o ano seguinte em 98,9%.
É uma aceleração considerável da trajetória de redução da dívida, com a previsão para 2024 do Programa de Estabilidade a ser atingida no final deste ano, enquanto a de 2025, 99,2%, até é ultrapassada um ano antes. Procurando sublinhar a importância da prioridade dada nos últimos anos à redução da dívida, Fernando Medina ilustrou em termos práticos.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Mais um Orçamento, mais um excedente, menos alívio para as famílias?Siga a atualidade internacional, vídeos e notícias sobre o que se passa no Mundo. Guerras, conflitos políticos e catástrofes naturais.
Baca lebih lajut »
Mais um Orçamento, mais um excedente, menos alívio para as famílias?Sustentável. Ecológico. Responsável. Esta é a nova área temática do Expresso, onde discutimos um país económica, social e ambientalmente mais sustentável: Expresso | SER
Baca lebih lajut »
Fernando Medina em entrevista: “É um erro gastar o excedente com a reivindicação do momento”Diz que é preciso “olhar para o futuro” e aceitar com “normalidade” que o país deve ter excedentes em anos de crescimento. O ministro das Finanças recusa eleitoralismo do Orçamento do Estado para 2024.
Baca lebih lajut »
“É um erro gastar o excedente com a reivindicação do momento”, defende Fernando MedinaO Jornal Económico – Notícias, Economia, Política, Empresas, Mercados e Opinião
Baca lebih lajut »
Comerciantes da Avenida da Boavista no Porto revoltados com obras do metrobusEm causa estão prejuízos causados pela construção do metrobus e criticam a falta de estacionamento, falta de via de emergência médica e falta de iluminação nocturna.
Baca lebih lajut »
Prolongamento do IVA zero debatido entre críticas de falta de eficácia e alertasO parlamento debateu hoje a proposta do Governo que prorroga até ao dia 31 de dezembro a aplicação transitória de isenção de IVA a um conjunto de 46 tipologias de bens alimentares.
Baca lebih lajut »