O Conselho das Finanças Públicas (CFP) considerou hoje que dois anos consecutivos de excedentes orçamentais são uma excentricidade na história do país, mas o do próximo ano poderá ficar em causa se os riscos se materializarem.
Numa análise à proposta do Orçamento do Estado para 2024 , a instituição presidida por Nazaré da Costa Cabral assinala que "a previsão de saldos orçamentais excedentários em dois anos consecutivos surge como uma excentricidade na história económica do país e suscita inéditas interrogações sobre a orientação a dar à política orçamental".
"Ao contrário dos anos anteriores, antevê-se o fim do `dividendo inflacionista` que até aqui impulsionou a receita fiscal, favorecendo as contas públicas ", aponta. Aponta ainda para um rácio da dívida de 98,7% PIB em 2024, que compara com a projeção do executivo de 98,9%. Contudo, as subvenções do Plano de Recuperação e Resiliência "conferem um impulso orçamental expansionista sobre a atividade económica próximo de 1% do PIB".
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
UTAO diz que Finanças ainda ficam com controlo sobre dois terços da despesa sujeita a cativaçõesO Ministério das Finanças ainda vai ficar com dois terços das verbas que a UTAO diz que serão cativadas. O organismo aplaude fim de algum crivo das Finanças mas diz que isso não põe fim às cativações.
Baca lebih lajut »
Excedentes são uma “excentricidade na história económica”Apesar de destacar a novidade de ter excedentes dois anos seguidos, o Conselho das Finanças Públicos alerta que com um nível de dívida elevado pode 'limitar a capacidade de adoção de medidas'.
Baca lebih lajut »
OE2024: Fenprof foi ao Ministério das Finanças entregar proposta sobre tempo de serviçoDepois do Ministério da Educação não responder à proposta — que prevê a recuperação faseada do tempo de serviço — no novo Orçamento, a Fenprof entregou-a ao Ministério das Finanças.
Baca lebih lajut »
Fenprof foi ao Ministério das Finanças entregar proposta sobre tempo de serviçoVisão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Baca lebih lajut »
Fenprof entrega proposta sobre tempo de serviço nas Finanças'É um orçamento que nem sequer prevê a possibilidade de haver uma valorização material (da carreira docente) através da atualização salarial e da contagem do tempo de serviço', disse Mário Nogueira.
Baca lebih lajut »
Finanças garantem travão anual de 25 euros ao aumento do IUCO Ministério esclarece, em comunicado, que a subida do imposto para carros anteriores a julho de 2007 será gradual mesmo depois de 2024.
Baca lebih lajut »