Costa diz que se negociação do OE falhar 'não será por culpa' de Pedro Nuno Santos

Indonesia Berita Berita

Costa diz que se negociação do OE falhar 'não será por culpa' de Pedro Nuno Santos
Indonesia Berita Terbaru,Indonesia Berita utama
  • 📰 observadorpt
  • ⏱ Reading Time:
  • 182 sec. here
  • 5 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 76%
  • Publisher: 59%

António Costa volta a evento partidário depois de ser eleito presidente do Conselho Europeu, na rentrée do PS. No PSD, o discurso esperado é o da próxima comissária europeia Maria Luís Albuquerque.

Costa lembra "experiência" de Pedro Nuno Santos a negociar Orçamentos. "Se não houver sucesso seguramente não será por culpa sua", garanteCosta diz que Portugal "nunca se opôs e nunca se deve opor" a alargamentos na UE.

Questionada sobre a quotas de género, Maria Luís Albuquerque diz que hoje ainda há uma “cultura”, que vem de trás, que “separa as mulheres dos homens, dando menos oportunidades às mulheres. E lembra uma frase: “A cultura come a estratégia ao pequeno-almoço.” Sobre quando o país vai reconhecer o trabalho de Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque arrancou, até agora, o maior aplauso da noite: “Maria Luís Albuquerque defende que se deve “revitalizar a indústria de Defesa da Europa” para que os Estados-membros se possam defender coletivamente, numa altura em que alguns dos aliados parecem menos disponíveis.. A candidata a comissária quer que a UE continue a reduzir a “dependência energética da Rússia”.

Para a candidata a comissária “ainda há muito que fazer na União Económica e Monetária”. Maria Luís Albuquerque defende que a Europa precisa de um verdadeiro mercado de capitais.Entretanto, em Castelo de Vide, na Universidade de Verão do PSD, começou a discursar a candidata a comissária europeia, Maria Luís Albuquerque.

Maria Luís Albuquerque diz que “a UE precisa de perceber que nenhum país consegue sozinho ultrapassar os desafios”. A candidata a comissária lembra os Jogos Olímpicos diz que, se considerarmos os Estados-membros, a UE tem “mais medalhas que a China e os EUA. A Europa é também uma potência desportiva”.

António Costa acrescenta, ainda em resposta aos jovens socialistas, que a periferia é um conceito discutível e que Portugal ganhou uma nova centralidade na “nova globalização”. “Se não queremos ser politicamente periféricos, temos de estar no centro das questões europeias”.

Depois acrescenta que nunca nenhum Governo português teve de ameaçar com vetos para ter influência — têm percebido que todos temos mais força no mundo “estando juntos”, defende, e que é preciso inserir os interesses nacionais nos europeus, e não apresentar exclusivamente como objetivo os interesses portugueses.O último desafio é o financiamento da UE, identifica Costa, na sua intervenção na Academia Socialista.

Tem de ser assim se a Europa não quiser “ser ultrapassada e ficar a queixar-se”. Para isso, diz, é preciso apoiar os esforços de António Guterres para que haja um novo modelo de governação mundial que corresponda ao mundo de hoje, e não pós-Segunda Guerra. A Europa deve “saber liderar naquilo que é compatível: nos valores”.

Isso será “decisivo” para o modelo social europeu, avisa. Este tem assentado em produzir barato noutros países, e terá de passar a assentar em produzir em países europeus. Para isso, é preciso investimento na inovação. “Temos de enfrentar a realidade. A Europa deixou-se ultrapassar em domínios tecnológicos pelos EUA e a China e estamos a correr atrás do prejuízo”. Agora precisa de investir em “tecnologias do futuro”.

“Aqueles que sonham com o dia em que deixemos de ter a solidariedade europeia são os que não sabem o que era Portugal antes da solidariedade europeia. Convém não desvalorizar essas políticas”. Mas tão ou mais importantes do que os fundos comunitários, acrescenta, são os choques de competitividade que daí surgiram — com práticas como o trabalho infantil a serem eliminadas.

Berita ini telah kami rangkum agar Anda dapat membacanya dengan cepat. Jika Anda tertarik dengan beritanya, Anda dapat membaca teks lengkapnya di sini. Baca lebih lajut:

observadorpt /  🏆 17. in PT

Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama

Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.

Costa participa na Academia Socialista que termina com discurso de rentrée de Pedro Nuno SantosCosta participa na Academia Socialista que termina com discurso de rentrée de Pedro Nuno SantosO ex-primeiro-ministro, António Costa, irá discursar na Academia Socialista que decorre de 28 de agosto a 1 de setembro e marca a rentrée do Partido Socialista. Pedro Nuno Santos discursa no domingo.
Baca lebih lajut »

Pedro Nuno Santos diz António Costa é 'um dos maiores' do PSPedro Nuno Santos diz António Costa é 'um dos maiores' do PSSecretário-geral do PS fez afirmação sobre a presença de António Costa no encontro dos jovens socialistas.
Baca lebih lajut »

Costa diz que insucesso nas negociações não será culpa de Pedro NunoCosta diz que insucesso nas negociações não será culpa de Pedro NunoO ex-primeiro-ministro António Costa defendeu hoje que um insucesso nas negociações do Orçamento do Estado não será culpa de Pedro Nuno Santos, argumentando que o líder do PS já deu muitas provas de saber negociar orçamentos.
Baca lebih lajut »

Costa iliba Pedro Nuno se negociações do Orçamento do Estado falharemCosta iliba Pedro Nuno se negociações do Orçamento do Estado falharemAntigo líder do PS esteve esta noite numa iniciativa do partido, onde afirmou que se as negociações do próximo OE não tiverem “sucesso” isso “seguramente não será por culpa' de Pedro Nuno Santos.
Baca lebih lajut »

Pedro Nuno Santos pediu a Montenegro 'informação transparente' e rigor para negociações do Orçamento do EstadoPedro Nuno Santos pediu a Montenegro 'informação transparente' e rigor para negociações do Orçamento do EstadoSecretário-geral socialista enviou uma carta ao primeiro-ministro em julho.
Baca lebih lajut »

OE 2025: cartas secretas têm sido trocadas por Pedro Nuno Santos e Luís MontenegroOE 2025: cartas secretas têm sido trocadas por Pedro Nuno Santos e Luís MontenegroA iniciativa, segundo o jornal Expresso, partiu do secretário-geral do PS e o primeiro-ministro não o deixou sem respostas. Uma comunicação “old school” que pode, na opinião do politólogo Bruno Costa, interpretações importantes.
Baca lebih lajut »



Render Time: 2025-02-24 20:34:05