Supremo Tribunal da República da Irlanda vai remeter para o Tribunal de Justiça da União Europeia a tentativa de a Comissão Europeia restringir a venda de produtos de tabaco aquecido, após acusação de duas empresas irlandesas.
Duas empresas envolvidas na venda e comercialização de produtos de tabaco aquecido na República da Irlanda, a PJ Carroll & Company e a Nicoventures Trading, acusaram o Estado irlandês de transpor para uma lei uma diretiva da Comissão Europeia, alegando que a Comissão havia excedido os poderes que lhe foram delegados ao abrigo da legislação sobre tabaco aprovada pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.
A Comissão Europeia terá assim de explicar porque se sentiu habitada para reforçar os seus poderes ao incluir produtos que estariam isentos na legislação original.
O juiz diz que a Comissão tinha efetivamente proibido"uma categoria de produto do tabaco que era nova no mercado, que não existia no momento da promulgação da Diretiva dos Produtos do Tabaco em 2014 e que não tinha sido objeto de avaliações políticas e de saúde", considerando assim que"é pelo menos discutível que isto envolveu uma escolha política que estava aberta apenas à legislatura da UE e não à...
No entender do juiz, a Comissão deveria ter percebido que se tratava de um produto juridicamente questionável e por isso"excedeu os limites dos poderes que lhe foram delegados". Quando a diretiva foi adotada, em 2022, quatro Estados-Membros apresentaram formalmente uma objeção conjunta, alertando que essa"utilização do poder delegado pela Comissão é problemática e põe à prova o equilíbrio institucional, criando incerteza jurídica e dificuldades práticas para todas as partes envolvidas".
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Projeto para a vacinação europeia do consórcio liderado pelo IHMT-NOVA obteve financiamento europeuO Jornal Económico – Notícias, Economia, Política, Empresas, Mercados e Opinião
Baca lebih lajut »
Ursula Von der Leyen diz que ataque do Hamas a Israel é 'um ato de guerra'Presidente da Comissão Europeia garante que a organização está do lado de Israel.
Baca lebih lajut »
Medidas para melhorar vida de deficientes na UE são pouco eficazes, aponta o Tribunal de Contas EuropeuAs iniciativas da União Europeia (UE) para melhorar a vida das pessoas com deficiência são pouco eficazes, conclui hoje o Tribunal de Contas Europeu (TCE), que apela à adoção da legislação proposta pela Comissão Europeia.
Baca lebih lajut »
Europa quer proteger os jornalistas e meios de comunicaçãoA proposta feita pela Comissão Europeia foi aprovada por maioria no Parlamento Europeu. Seguem-se agora negociações com o Conselho Europeu para estabelecer a versão final da lei.
Baca lebih lajut »
PS reúne Comissão Nacional para marcar congresso entre 15 e 17 de marçoA Comissão Nacional do PS reúne-se no próximo dia 28, em Lisboa, para marcar o congresso deste partido, entre 15 e 17 de março, e aprovar o regulamento das eleições diretas para o cargo de secretário-geral.
Baca lebih lajut »