O caso reacendeu a controvérsia sobre a atuação da polícia na sequência de recusas de obediência a ordens, e fez aumentar as tensões há muito existentes entre os jovens e a polícia nos bairros sociais e noutros bairros desfavorecidos.
A marcha, rodeada de grandes medidas de segurança, decorreu de forma pacífica, tendo, porém, surgido tensões no final do percurso, junto à prefeitura do departamento de Hauts-de-Seine , com a polícia a disparar granadas de gás lacrimogéneo, o que levou à dispersão dos manifestantes.
O Procurador-Geral da República pediu a prisão preventiva do agente da polícia, uma opção rara neste tipo de casos. O caso reacendeu a controvérsia sobre a atuação da polícia em França, onde se registou um recorde de 13 mortes em 2022 na sequência de recusas de obediência a ordens, e fez aumentar as tensões há muito existentes entre os jovens e a polícia nos bairros sociais e noutros bairros desfavorecidos de França.
"Vamos fazer todos os possíveis para que regressa a ordem", destacou Darmanin, indicando que a mobilização das forças da ordem prevista para hoje é quatro vezes superior à força destacada na noite passada, cujos distúrbios provocaram ferimentos sem gravidade a cerca de 170 agentes da polícia.
Portugal Últimas Notícias, Portugal Manchetes
Similar News:Você também pode ler notícias semelhantes a esta que coletamos de outras fontes de notícias.
Jovem de 17 anos morto a tiro por polícia em FrançaAo que indicam as autoridades francesas, a vítima estaria a conduzir sem os documentos, tendo alegadamente tentado atropelar os agentes, que o tinham mandado parar na sequência de uma operação de trânsito. Mas um vídeo nas redes sociais e a imprensa francesa contam uma outra versão. Protestos decorrem em várias cidades.
Consulte Mais informação »
'É indesculpável': Macron condena morte de jovem em França às mãos da políciaO jovem de 17 anos foi morto depois de se ter recusado a obedecer a um controlo rodoviário em Nanterre, a oeste da capital francesa.
Consulte Mais informação »
Morte de jovem de 17 anos às mãos da polícia gera revolta em FrançaA última noite foi de violentos protestos nos arredores de Paris depois de a polícia ter matado a tiro um jovem de 17 anos durante uma operação de trânsito por conduzir sem documentos. O presidente francês, Emmanuel Macron, considerou a morte 'inexplicável' e 'injustificável'.
Consulte Mais informação »
Violência em França após morte ″indesculpável″ de jovem pela políciaMacron reagiu ao caso que está a chocar a sociedade, depois de um vídeo contradizer a versão dos agentes envolvidos. No ano passado, 13 pessoas morreram em situações semelhantes.
Consulte Mais informação »