A ministra do Trabalho disse hoje que a partir de abril de 2024 a atribuição do abono de família vai passar a ser automática, deixando de ser necessário os pais pedirem esta prestação à Segurança Social.
"Vamos começar, em abril de 2024, pela primeira vez, a implementar o abono de família automático", disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, numa conferência de imprensa onde apresentou o orçamento da Segurança Social para o próximo ano.
Segundo explicou, a medida "significa que os pais deixam de ter de pedir o abono de família" uma vez que haverá cruzamento de dados entre a Segurança Social, com base na informação do Instituto dos Registos e Notariado, e os dados dos rendimentos declarados pelos pais. "A Segurança Social fará só um passo intermédio, no fundo, vai comunicar à família que tem direito. Se a família valida os dados e confirma que quer receber o abono de família, a atribuição passa a ser automática", indicou Ana Mendes Godinho, considerando que "é das medidas mais impactantes do ponto de vista de transformação da Segurança Social".
A ministra salientou que este é o orçamento com "o maior aumento de sempre nos apoios às famílias", com 2,3 mil milhões de euros neste âmbito, seja no "aumento estrutural do abono de família, seja no aumento da garantia para a infância" ou no alargamento da gratuitidade das creches. Segundo referiu, em 2024, o abono de família aumenta 22 euros por mês "para todas as crianças independentemente do escalão, o que significa um aumento de 264 euros por ano para todos escalões".
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Abono de família vai ser atribuído automaticamente a partir de abril de 2024Pais não terão de pedir a atribuição do abono de família. Sistema vai calcular automaticamente quem tem direito. Famílias só têm de validar os dados e confirmar que querem receber o apoio.
Baca lebih lajut »
Ministra garante aumento de pensões entre 5,2% e 6,2 em 2024Ana Mendes Godinho sublinha que a atualização das pensões terá um impacto de 'mais de 2.200 milhões de euros'.
Baca lebih lajut »
Pensões terão aumento entre 5,2% e 6,2 em 2024 - ministraAs pensões deverão aumentar entre 6,2% para os valores mais baixos e 5,2% para as reformas de valor mais elevado, no próximo ano, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Baca lebih lajut »
Ministra prevê aumento de pensões entre 5,2% e 6,2 em 2024Visão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Baca lebih lajut »
A recuperação de reféns em Israel e o aumento das pensões em 2024Siga a atualidade internacional, vídeos e notícias sobre o que se passa no Mundo. Guerras, conflitos políticos e catástrofes naturais.
Baca lebih lajut »