Pais não terão de pedir a atribuição do abono de família. Sistema vai calcular automaticamente quem tem direito. Famílias só têm de validar os dados e confirmar que querem receber o apoio.
A atribuição do abono de família vai passar a ser automática a partir de abril de 2024, o que significa que os pais deixam de ter de pedir este apoio social. A Segurança Social apenas pedirá aos progenitores que validem os dados calculados pelo sistema.
A novidade foi anunciada pela ministra da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a apresentação do Orçamento da Segurança Social. A Segurança Social, hoje, já recebe automaticamente a informação sobre o nascimento de crianças. O que vai fazer é um cruzamento de dados entre essa informação e os rendimentos declarados pelos pais para determinar se tem direito ao apoio e, se sim, qual o escalão e o montante a receber.
passando a Segurança social, com base na informação do Instituto de Registo e Notariado, através do cruzamento de dados com os rendimentos declarados pelos pais, automaticamente a atribuir o abono de família”, explicou Ana Mendes Godinho. A intervenção dos pais neste processo só será necessária num “passo intermédio”: ou seja, terão de confirmar os valores calculados automaticamente pelo sistema. “A Segurança Social comunica à família que tem direito. Se a família valida os dados e confirma que quer receber o abono ele passará a ser automático”, adiantou a ministra.Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Câmara do Porto vai realojar as 39 famílias das ilhas da Lomba até janeiro de 202439 famílias das seis ilhas da Lomba, no Porto, serão realojadas entre este trimestre e janeiro de 2024. Vereador do Urbanismo acredita que, em junho, os moradores poderão regressar às suas habitações.
Baca lebih lajut »
Líder do PSD acusa Costa de 'eleitoralismo' ao descer impostos em 2024Uma semana depois de António Costa, o líder do PSD é entrevistado esta noite no mesmo formato escolhido pela TVI/CNN. Montenegro vai a jogo numa semana em que recebeu más notícias das sondagens.
Baca lebih lajut »
As prioridades do PSD para o OE 2024Nascer do SOL
Baca lebih lajut »
Como o Orçamento do Estado 2024 vai mexer no seu bolsoO documento foi entregue esta terça-feira pelo ministro Fernando Medina. Descubra as principais medidas que mexem com as suas finanças.
Baca lebih lajut »
Tesouro reduz parede de dívida de 2024 para seis mil milhõesA agência que gere a dívida pública avançou ontem com uma troca de obrigações do Tesouro que alivia a pressão sobre os reembolsos no próximo ano, mas também em 2025 e 2027.
Baca lebih lajut »
OE2024: Mudanças nos escalões do IRS serão alívio para as famílias em 2024Ministro das Finanças anunciou que docentes colocados a mais de 70 quilómetros de casa terão apoio à renda.
Baca lebih lajut »