Há mais de quatro décadas, ainda nos primeiros passos da democracia em Portugal, António Bagão Félix, José Ribeiro e Castro e Basílio Horta fizeram parte da Aliança Democrática original. Então, “era uma aliança de projeto”, pretendia ser “mais do que uma soma aritmética de votos”.
O recurso à nostalgia tem sempre um preço: ser comparado com a fonte de inspiração. Após ter decidido recuperar a marca Aliança Democrática – coligação histórica que, entre 1979 e 1983, agregou o PSD, CDS-PP, PPM e personalidades independentes -, Luís Montenegro herdou um encargo deste tipo.
A AD surge como “uma aliança de projeto, não era apenas uma soma de votos para governar”, sublinha o antigo governante. “Havia um projeto imanente na AD que era realizado com um primeiro-ministro reformista , um homem de coragem, e com um Governo muito competente, com gente muito competente.” Com a morte de Adelino Amaro da Costa e Francisco Sá Carneiro, dois dos principais pivots da solução governativa, regressaram os interesses particulares.
Num primeiro momento, o PSD chegou a aprovar uma coligação, mas com listas separadas. Mas depois, “na dinâmica do processo”, as listas fundiram-se. “As lideranças dos dois partidos eram muito fortes.” A institucionalização “era um dos caminhos prováveis, justamente, porque diferenciação era quase formal, mas de substância não havia grande diferença”, lembra também Bagão Félix.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Ventura: 'Estou preparado para ser primeiro-ministro como Sá Carneiro em 1979'Sobre aproximação de Nuno Afonso ao PSD, André Ventura diz que 'por cada um que vai, vêm três ou quatro'. Dirigente do PSD/Lisboa diz que Henrique Freitas é 'trânsfuga sem credibilidade'
Baca lebih lajut »
Apenas 33% das mulheres lideram projetos agrícolas em PortugalO Programa TalentA quer mudar essa realidade.
Baca lebih lajut »
Treinador sueco Sven-Göran Eriksson revela que pode ter apenas mais um ano de vidaO treinador sueco Sven-Göran Eriksson, que chegou a Lisboa em 1982 para treinar o Benfica, anunciou que talvez não tenha mais do que um ano de vida devido a um cancro no pâncreas.
Baca lebih lajut »
Portugal exporta mais de 26 mil toneladas de canábis desde 2019Perto de 26 mil toneladas de canábis cultivadas e produzidas em Portugal foram exportadas desde 2019, ano em que foi legalizado o uso desta planta para fins medicinais, um aumento superior a 1.200%, revelam dados do Infarmed.
Baca lebih lajut »
Mais casos de sífilis e gonorreia em PortugalA infeção pelo vírus do HPV, que há 20 anos era a causa mais frequente da consulta de DST, deixou praticamente de existir &etilde;
Baca lebih lajut »
Portugal tem mais casos de sífilis e gonorreiaNascer do SOL
Baca lebih lajut »