O regime sossegou ao fim da tarde de um sábado de Março de 1974, pensando que desarticulara o movimento dos oficiais ao qual apontava finalidades mal definidas. A ditadura cairia 41 dias depois.
Nas revoltas não há ensaios, mas, sim, falhanços. A ditadura estava tão serôdia e autista que confundiu a presença numa cerimónia de beija-mão ao regime de generais sem tropas com a fidelidade das Forças Armadas. O Governo de Marcello Caetano acabou, sem o querer, por acelerar os ponteiros da história, ao retaliar contra oficiais do movimento e exonerar três chefes militares que se tinham recusado à subserviência.
Começara a contagem decrescente.O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email paraAo criar um novo grupo de discussão, tornar-se-à administrador e será responsável pela moderação desse grupo.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Em 5 de Março de 1974, oficiais perguntaram ao guarda-nocturno onde era a reuniãoCom medidas de segurança reforçadas, foi dado mais um passo no caminho da liberdade. Já existiam as bases do programa político dos revoltosos e os dados estavam lançados.
Baca lebih lajut »
1974-2024: como as mulheres romperam o cercoAssinalando 50 anos do 25 de Abril, o PÚBLICO sintetiza em 50 pontos, de forma cronológica, como, partindo de um lugar de subalternidade, as mulheres têm caminhado em direcção à igualdade. Uma vez por semana, vamos publicar uma história de uma mulher que ajudou a fazer a diferença.
Baca lebih lajut »
AR: Novos deputados devem tomar posse no final de março, início de abrilData está dependente da publicação dos resultados finais das legislativas, após serem conhecidos os votos dos emigrantes.
Baca lebih lajut »
50 Canções de Protesto do 25 de Abril até Hoje: #3 ‘Põe-te a Pau, Companheiro’, Paulo de Carvalho (1975)Rumo ao 50º aniversário do 25 de Abril, a BLITZ publica uma lista de 50 canções de protesto e intervenção nascidas após a Revolução dos Cravos, um percurso que se inicia logo em 1974 e se estende até aos dias de hoje.
Baca lebih lajut »
50 Canções de Protesto do 25 de Abril até Hoje: #4 ‘Um Tractor’, Sérgio Godinho (1976)Rumo ao 50º aniversário do 25 de Abril, a BLITZ publica uma lista de 50 canções de protesto e intervenção nascidas após a Revolução dos Cravos, um percurso que se inicia logo em 1974 e se estende até aos dias de hoje.
Baca lebih lajut »
50 Canções de Protesto do 25 de Abril até Hoje: #5 ‘Os Fantoches de Kissinger’, José Afonso (1976)Rumo ao 50º aniversário do 25 de Abril, a BLITZ publica uma lista de 50 canções de protesto e intervenção nascidas após a Revolução dos Cravos, um percurso que se inicia logo em 1974 e se estende até aos dias de hoje.
Baca lebih lajut »