Unabomber: terrorista ou revolucionário? Talvez hoje não possa haver um sem o outro

Indonesia Berita Berita

Unabomber: terrorista ou revolucionário? Talvez hoje não possa haver um sem o outro
Indonesia Berita Terbaru,Indonesia Berita utama
  • 📰 SolOnline
  • ⏱ Reading Time:
  • 92 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 40%
  • Publisher: 62%

Ted Kaczynski, mais conhecido como Unabomber, suicidou-se na sua cela no passado sábado, sendo que, depois de um reinado de terror de 17 anos, e de mais duas décadas encarcerado, veio a transformar-se numa figura cada vez mais polarizadora, encarado por muitos como mais outro psicopata violento, enquanto um número crescente de pessoas o veem como um profeta que antecipou o cenário de crise existencial e de extinções em massa que hoje já ninguém ignora.

Hoje, o futuro inspira-nos visões terríficas. Basta ler os cabeçalhos que vão saindo diariamente nos principais títulos da imprensa mundial.

Depois da sua captura por cerca de 40 agentes do FBI em abril de 1996 ter sido notícia em todo o mundo, levando uma sensação de enorme alívio aos lares americanos e de que o bem por fim triunfara, todo argumento e as motivações ideológicas de que Kaczynski se serviu para justificar os seus atentados em vez de serem sujeitos a uma verdadeira análise e debate, houve antes um esforço mediático no sentido de dar a ideia de que não passavam dos...

Em 1998, Kaczynski foi condenado a quatro sentenças de prisão perpétua, e mais 30 anos, por uma campanha de terror que deixou universidades e instituições de todo o país em pânico. Ele mesmo admitiu a autoria de 16 atentados cometidos entre 1978 e 1995, e nunca fez outra coisa senão preocupar-se em esclarecer as suas motivações.

No entanto, basta abrir hoje os jornais para perceber como, de lá para cá, a perspetiva sobre o impacto destrutivo da civilização em que vivemos deu origem a toda uma nova relação crítica com as sociedades hiperindustrializadas, e como a crescente pressão da crise climática levou o movimento ambientalista, que na altura era ainda um fenómeno largamente marginal e associado à contracultura, a tornar-se uma das causas que tem levado a um...

Sean Fleming, um investigador da Universidade de Nottingham, está a escrever o primeiro estudo aprofundado sobre o pensamento do Unabomber, e que passou os últimos anos a vasculhar os arquivos que contam com diários, cartas, rascunhos, e a correspondência da prisão que o próprio Kaczynski foi copiando à mão e se preocupou em que pudesse estar disponível para consulta.

Berita ini telah kami rangkum agar Anda dapat membacanya dengan cepat. Jika Anda tertarik dengan beritanya, Anda dapat membaca teks lengkapnya di sini. Baca lebih lajut:

SolOnline /  🏆 15. in PT

Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama

Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.

Perante ″o fim da Polónia″, o líder na sombra regressa ao governoPerante ″o fim da Polónia″, o líder na sombra regressa ao governoDe novo vice-primeiro-ministro, Jaroslaw Kaczynski vai preparar a campanha eleitoral e coordenar o governo conservador por dentro.
Baca lebih lajut »

Asteroid City: o pequeno-grande teatro de Wes AndersonAsteroid City: o pequeno-grande teatro de Wes AndersonTalvez seja o filme de Wes Anderson que melhor equilibra, desde Steve Zissou, o exibicionismo e o pudor. Belíssimo.
Baca lebih lajut »

Era uma vez a escolaEra uma vez a escolaRegresso a estas breves reflexões e mais uma vez às políticas educativas. Num tempo em que temos falado da escola, dos professores e dos alunos em registo de incerteza e formas várias de amargura, partilho outras perspetivas sobre a educação em Portugal. Talvez seja surpreendente o interesse internacional que gera os nossos modelos educativos pelo caminho que fizemos ao longo de pouco mais de duas gerações. Não se trata apenas de ter superado as elevadas taxas de analfabetismo de há menos de 50 anos, mas também do que fomos alcançando com 12 anos de escolaridade obrigatória, a diminuição do abandono escolar (que ainda é elevado no ensino secundário), a reformulação do ensino profissional ou, mais recentemente, a digitalização nas escolas. Muitos outros avanços poderíamos referir e, talvez, tantas outras metas longínquas. Ainda assim, somos um exemplo pelo qual outros países se interessam querendo conhecer caminhos mesmo conscientes de que não estão concluídos.
Baca lebih lajut »

25 anos depois da Expo98, Portugal é outro25 anos depois da Expo98, Portugal é outroNum mercado global e cada vez mais competitivo, é necessário continuar a investir na modernização e crescimento dos espaços para a realização de eventos e resolver de vez a questão do aeroporto.
Baca lebih lajut »



Render Time: 2025-04-28 01:38:49