Relatos dos habitantes do kibutz de Beeri, comunidade agrícola que perdeu dezenas de habitantes.
Inbal Reich Alon fugiu para um lugar seguro depois de 15 horas fechada num abrigo, quando os militantes do Hamas invadiram a sua comunidade fronteiriça de Gaza, matando e raptando dezenas de israelitas."Não sabemos se temos algum sítio para onde voltar", disse num hotel do Mar Morto, onde está alojada juntamente com cerca de 150 residentes de Beeri, um kibutz no sul de Israel.
Os residentes estimam que dezenas dos cerca de 1200 membros da comunidade agrícola foram mortos ou feitos reféns durante o ataque."Tivemos sorte, é tudo", disse Reich Alon no hotel David, situado entre o Mar Morto e as colinas da Judeia, a cerca de 60 quilómetros a sul de Jerusalém, onde os residentes de Beeri foram alojados."Somos um grande kibutz", disse, antes de corrigir:"Ou éramos, pelo menos.
"Estamos no lugar mais seguro, o ponto mais baixo da Terra, mas também o ponto mais baixo para nós como nação", disse o historiador Alon Pauker, enquanto olhava para o Mar Morto."Esta é uma tragédia do tipo 11 de Setembro. O sítio onde vivo nunca mais será o mesmo. Temos de compreender que já não temos o kibutz que tínhamos e que já não temos o país que tínhamos.
O movimento dos kibutzim de Israel, anterior à criação do Estado em 1948 e com as suas raízes na ideologia socialista, é tradicionalmente alinhado com a esquerda. Mas agora os residentes de Beeri disseram ter reavaliado as suas ideias sobre a paz com os palestinianos. Para alguns, impensável há apenas alguns dias, estão a apoiar uma guerra total contra Gaza para a livrar do Hamas.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Sobreviventes de massacre em festival de música relatam cenas de terrorNo sábado, homens armados do Hamas raptaram dezenas de homens, mulheres e crianças - incluindo idosos e deficientes - e mataram dezenas de outras pessoas no ataque surpresa sem precedentes.
Baca lebih lajut »
Cenário de caos no Afeganistão após sismos: Sobreviventes retiram cadáveres dos destroços com as próprias mãosHerat foi devastada por dois terramotos. Há registo de 2.060 mortos, 9.200 feridos e 1.320 casas destruídas.
Baca lebih lajut »
Presidente iraniano falou com os líderes do Hamas e da Jihad IslâmicaO Presidente iraniano, Ebrahim Raissi, manteve hoje conversações telefónicas separadas com os líderes dos movimentos armados palestinianos Hamas e Jihad Islâmica, um dia após o Hamas ter lançado uma grande ofensiva contra Israel, segundo a agência noticiosa oficial Irna.
Baca lebih lajut »
Presidente iraniano falou com os líderes do Hamas e da Jihad IslâmicaVisão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Baca lebih lajut »
Serviços secretos israelitas debaixo de fogo por não terem travado ataque do HamasO Jornal Económico – Notícias, Economia, Política, Empresas, Mercados e Opinião
Baca lebih lajut »
Leste/Oeste: pode Israel eliminar o Hamas sem um segundo massacre?Siga as notícias de economia e finanças, vídeos e informação do País e do Mundo. O Orçamento do Estado e a bolsa dos portugueses.
Baca lebih lajut »