Há uma interligação entre a violência doméstica e o abuso animal. Dados dos EUA provam isso mesmo. A solução passa por uma abordagem integrada que não só permita uma maior vigilância das várias situações, mas, também, de medidas que permitam que as vítimas (humanas) possam ser ajudadas levando os seus animais de estimação.
Na verdade, a interligação entre os dois fenómenos já é reconhecida internacionalmente."São ciclos de violência que é preciso quebrar", aponta Laurentina Pedroso que aponta que para muitas pessoas os animais fazem parte da família e hoje é reconhecido que a violência contra os animais faz parte desta dinâmica familiar.
A isso acrescenta-se a preocupação de saber que, se tivessem de sair de casa - fugir, na prática - não poderiam levar o seu animal."Nos lares onde havia crianças, mais de 75% de violência contra o animal era exercida à frente da mulher e da criança", aponta Laurentina Pedrosa.
A verdade é que não existindo meios de apoio que liguem os dois fenómenos, isso leva a que ocorram situações em que a vítima permanece numa situação de violência por medo de represálias contra o seu animal de estimação. Ou por não poder fugir com ele. Qual o problema atual? A recolha e tratamento de dados a nível geral relativamente à violência doméstica. A última alteração à legislação contempla a criação de uma base de dados que será muito útil quer às autoridades quer ao Ministério Público. Sobre esta, Miguel Ângelo Carmo refere que, numa perspetiva otimista, seria bom que estivesse a funcionar durante o ano de 2024.
Portugal Últimas Notícias, Portugal Manchetes
Similar News:Você também pode ler notícias semelhantes a esta que coletamos de outras fontes de notícias.
BCE debate em Sintra quando deve parar de subir os jurosChristine Lagarde e os outros responsáveis do Banco Central Europeu reúnem-se a partir desta segunda-feira na Penha Longa com especialistas de política monetária de todo o mundo.
Consulte Mais informação »
Justiça dos EUA rejeitou ação da elétrica AEnergy contra o Estado angolanoEm causa está a rescisão de contratos de fornecimento e manutenção de centrais termoelétricas
Consulte Mais informação »
Sedativo animal adicionado ao fentanil complica luta contra opioides nos EUAUm poderoso sedativo animal utilizado no consumo de drogas ilícitas está a complicar a resposta dos EUA à crise de opioides, dificultando métodos de longa data para reverter overdoses e tratar o vício. Saiba mais aqui
Consulte Mais informação »
Kiev garante aos EUA que contraofensiva decorre como planeadoO comandante-chefe do exército ucraniano, Valery Zaloujny, garantiu ao chefe do Estado-Maior norte-americano, Mark Milley, que a contraofensiva ucraniana contra as forças de Moscovo está a decorrer como planeado.
Consulte Mais informação »