A Rússia considerou, este domingo, que o objetivo de desmilitarizar a Ucrânia, declarado quando invadiu o país vizinho há quase 16 meses, foi já alcançado 'em grande medida'.
Kiev e a generalidade da comunidade internacional não reconhecem a soberania russa nas cinco regiões anexadas à Ucrânia.
A Ucrânia tem em curso uma contraofensiva nas zonas ocupadas pelas forças russas, que tem provocado baixas elevadas para os dois lados, disse hoje o Ministério da Defesa britânico. "No sul, as forças russas conduzem frequentemente operações defensivas relativamente eficazes. Ambos os lados estão a sofrer baixas elevadas, sendo as perdas russas provavelmente as mais elevadas desde o pico da batalha de Bakhmut em março", afirmou.
Numa avaliação diária divulgada pelo Ministério da Defesa, os Servicos secretos britânicos disseram que continuam a registar-se combates intensos, sobretudo"nas regiões de Zaporijia, na zona ocidental de Donetsk e em torno de"Em todas estas áreas, a Ucrânia continua a realizar operações ofensivas e registou pequenos progressos", acrescentaram.
AS informações sobre o curso da guerra divulgadas pelas duas partes não podem ser verificadas de imediato por fontes independentes.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Visão | UE alerta Rússia para 'consequências' de eleições em zonas ocupadas na UcrâniaA União Europeia (UE) alertou hoje para as 'consequências' a Rússia e todos os envolvidos na organização de eleições que o bloco comunitário considera 'ilegais', em 10 de setembro, nas quatro regiões ucranianas anexadas em plena guerra
Baca lebih lajut »
Rússia admite implicitamente um retrocesso no sul da UcrâniaExercito russo afirmou que 'cinco ataques das Forças Armadas ucranianas foram impedidos'.
Baca lebih lajut »
Cinco dias após anunciar contraofensiva, Ucrânia reconhece 'forte resistência' da RússiaContraofensiva está em curso, mas Kiev admite dificuldades em travar a artilharia e a aviação russas. EUA não escondem os desafios, mas lembram que a guerra 'é uma maratona e não um sprint'.
Baca lebih lajut »
UE alerta Rússia para “consequências” de eleições na UcrâniaO SEAE avisa que as eleições em zonas ocupadas na Ucrânia seriam 'mais uma violação do direito internacional' e 'mais uma tentativa da Rússia para tentar legitimar o seu controlo militar e jurídico'.
Baca lebih lajut »