Quem são e por que são mais as pessoas que dormem na rua em Lisboa?

Indonesia Berita Berita

Quem são e por que são mais as pessoas que dormem na rua em Lisboa?
Indonesia Berita Terbaru,Indonesia Berita utama
  • 📰 Renascenca
  • ⏱ Reading Time:
  • 146 sec. here
  • 4 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 62%
  • Publisher: 83%

Nos últimos 12 meses, o número de pessoas a viver na rua passou de 394 para 491, segundos dados da Comunidade Vida e Paz. Há mais migrantes, mais jovens e mais pessoas com adição ao álcool e às drogas.

Nos últimos 12 meses, o número de pessoas a viver na rua passou de 394 para 491, segundos dados da Comunidade Vida e Paz. Há mais migrantes, mais jovens e mais pessoas com adição ao álcool e às drogas.José veio do Brasil para Portugal há quatro meses. Trabalha, mas dorme na Gare do Oriente. Foto:Miguel Marques Ribeiro/ RR

Sem dinheiro, acabou ao relento - primeiro, na zona do Bairro Alto e do Chiado, depois no Cais do Sodré. Pensou que passaria fome, mas rapidamente descobriu as carrinhas que distribuem comida aos desfavorecidos. O mais difícil - conta - é a madrugada. “Há muitos imigrantes e muitas discussões. Um dia, adormeci na grama e roubaram-me a bolsa, onde tinha o telemóvel. Foi aí que decidi ir para a Gare do Oriente, onde tem mais policiais”, conta o brasileiro.

Marisa Melo, coordenadora da Unidade de Emergência de Públicos Vulneráveis da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma das entidades que acompanha esta população, reconhece que atualmente “os centros de alojamento temporários estão quase sempre cheios”.

Tal como José, muitos dos que agora estão na rua são imigrantes, vindos de geografias tão distintas como a Argélia, o Brasil, o Bangladesh, o Nepal, ou o Paquistão. “Têm uma situação social e económica de grande fragilidade. Nem todos dominam o português, às vezes nem sequer o inglês”, explica o professor universitário José Lúcio. Alguns chegam a Portugal com promessas de emprego que nunca se concretizam.

Há uns meses, decidiu usar o dinheiro do Rendimento Social de Inserção para comprar uma tenda, que montou junto à Avenida Almirante Reis, uma zona da cidade onde existem dezenas de estruturas semelhantes a esta, usadas por pessoas em situação de sem-abrigo. Muitas são oferecidas por instituições, outras por particulares. “É bom por causa do frio e da chuva”, conta Francisco.

Com o objetivo de tirar estas pessoas da rua, associações como a Comunidade Vida e Paz percorrem todas as noites a cidade de Lisboa para acompanhar no terreno esta população. “A nossa abordagem procura ir ao encontro da pessoa, respeitando o seu espaço”, explica Ana Costa, da equipa técnica de rua. “Quando conhecemos alguém novo, procuramos perceber há quanto tempo dorme naquele sítio, o que é que lhe aconteceu.

Além dos centros de abrigo temporários, existem outras soluções habitacionais para quem está na rua, como o"housing first", uma metodologia baseada no arrendamento de uma casa para uma pessoa, até então em situação de sem-abrigo. A Crescer – Associação de Intervenção Comunitária é a organização pioneira neste projeto. Tem atualmente 140 destas habitações espalhadas pela cidade de Lisboa.

Segundo a Comunidade Vida e Paz, “há mais respostas sociais para esta população, mas não são suficientes para combater o aumento”. Foto: Miguel Marques Ribeiro/ RR

Berita ini telah kami rangkum agar Anda dapat membacanya dengan cepat. Jika Anda tertarik dengan beritanya, Anda dapat membaca teks lengkapnya di sini. Baca lebih lajut:

Renascenca /  🏆 5. in PT

Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama

Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.

Mau tempo. Portugal continental com 2.694 ocorrências até às 22h00Mau tempo. Portugal continental com 2.694 ocorrências até às 22h00Inunda&231;&245;es em grande n&250;mero e muitas quedas de &225;rvore.
Baca lebih lajut »

Sporting segue na prova europeiaSporting segue na prova europeiaJ&225; clube dos A&231;ores est&225; fora da Challenge Cup.
Baca lebih lajut »

Sudão. Ministro inglês descreve situação como uma “limpeza étnica”Sudão. Ministro inglês descreve situação como uma “limpeza étnica”H&225; mais de nove mil mortos e milh&245;es de deslocados num conflito que j&225; dura h&225; seis meses.
Baca lebih lajut »

Concurso para recrutar mil técnicos superiores no Estado conta já com 3.050 registosConcurso para recrutar mil técnicos superiores no Estado conta já com 3.050 registosO procedimento concursal ser&225; aberto na sexta-feira, logo ap&243;s a publica&231;&227;o do aviso em Di&225;rio da Rep&250;blica, mas as pessoas interessadas podem j&225; fazer um pr&233;-registo.
Baca lebih lajut »

Quem são os sem-abrigo e por que cresceram 25% em apenas um ano em LisboaQuem são os sem-abrigo e por que cresceram 25% em apenas um ano em LisboaNos &250;ltimos 12 meses, o n&250;mero de pessoas a viver na rua passou de 394 para 491, segundos dados da Comunidade Vida e Paz. H&225; mais migrantes, mais jovens e mais pessoas com adi&231;&227;o ao &225;lcool e &224;s drogas.
Baca lebih lajut »



Render Time: 2025-02-28 06:10:56