O ex-banqueiro mostrou um comportamento atípico nos testes periciais revelando “baixo esforço” nas respostas, segundo os peritos responsáveis pelo relatório que atestou a doença de Alzheimer.
Uma visão económica e política do país e do mundo. Exclusiva. Com assinatura. Só os membros desta comunidade têm acesso. Para decidir de forma informada, e antes dos outros. Não queremos assinantes, queremos membros ativos da comunidade.
o advogado de defesa do antigo banqueiro, Francisco Proença de Carvalho, procurou rebater, questionando o perito sobre outros fatores que possam explicar esse comportamento, tendo o psiquiatra concordado que flutuações cognitivas ou um maior nível de cansaço de Salgado naquele dia podiam ter influência nas respostas dadas.
aos jornalistas, à saída da sessão. Francisco Proença de Carvalho questionou ainda a parte da perícia realizada por uma psicóloga, e não por alguém especializado em neuropsicologia, como a doença imporia, argumentou, referindo que “é uma especialidade muito específica”. Joaquim Soares Cerejeira, quando questionado sobre a capacidade de Salgado responder a questões complexas como as associadas à acusação, disse que a complexidade das perguntas deve ser adaptada à situação do interrogado, podendo ser necessário no caso de Ricardo Salgado decompor uma pergunta complexa em várias questões mais simples para permitir a resposta, e dar-lhe mais tempo do que o habitual para responder.
“O que se percebeu é que, obviamente, num contexto de complexidade, esta pessoa, com esta doença, infelizmente, não tem a capacidade para responder às perguntas e para dar respostas com o mínimo de consistência.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Perito aponta respostas fora do padrão de Ricardo Salgado nos testes periciaisEx-banqueiro revela 'baixo esforço', conclusão que a defesa tenta descredibilizar.
Baca lebih lajut »
Peritos confirmam que Ricardo Salgado tem Alzheimer, mas terá exagerado na doençaOs dois peritos do Instituto de Medicina Legal responsáveis pelo relatório pericial sobre a doença de Ricardo Salgado foram ouvidos em tribunal, no julgamento do processo EDP. A defesa tentou desmontar as perícias médicas.
Baca lebih lajut »
Ricardo Salgado já não precisa de avisar a Justiça se quiser viajar para fora do PaísMedida de coação que obrigava o ex-presidente do Banco Espírito Santo a avisar se quisesse sair do país já se extinguiu em setembro, confirma um despacho de 18 de março citado pelo jornal Eco.
Baca lebih lajut »
Ricardo Salgado pode viajar para o estrangeiro (desde setembro) sem avisar a justiçaA medida de coação de proibição de sair do país caiu a 7 de setembro do ano passado, mas só agora o Tribunal deu por isso.
Baca lebih lajut »
Procurador que acusou Ricardo Salgado no BES confiante com julgamentoJosé Ranito tornou-se procurador em 2001. Esteve no Tribunal Cível de Lisboa, passou pelo DIAP de Lisboa, em 2014 chegou ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal. Tornou-se delegado na Procuradoria Europeia em 2021, até subir na hierarquia no ano passado. Veja a entrevista exclusiva da SIC.
Baca lebih lajut »