Presidente da Confederação Empresarial de Portugal diz que se o governo reduzir impostos e os custos das empresas baixarem, será possível aumentar salários acima do referencial de 4,8% previsto para 2024.
"Se uma pessoa porventura de menor rendimento se desloca a um hipermercado e compra uma refeição pré-preparada, paga um IVA a 23%, e se tiver capacidade para ir ao restaurante, paga 13%. Ou seja, estamos a penalizar com a taxa máxima do IVA bens absolutamente essenciais. Bolachas, cereais de pequeno-almoço, pagam 23%, qual é a razão de pagar 23%?", questiona Armindo Monteiro.
Para o presidente da CIP, as taxas de IVA sobre os bens alimentares em Portugal estão bem acima dos valores cobrados noutros países europeus."Em Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, França e Reino Unido, estas taxas do IVA variam entre 4% e 5%. Se falarmos em frutas e legumes, se estiverem embalados, pagam 23% [em Portugal]. Não faz sentido.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Patrões acusam Finanças de serem entrave à gestão da SaúdeO Conselho de Saúde, Prevenção e Bem-estar da CIP afirma que se mantém o subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde e que a Lei de Enquadramento Orçamental não está a ser respeitada.
Baca lebih lajut »
Gonçalo Lobo Xavier: ″Portugal tem almofada fiscal que pode permitir continuidade do IVA zero″Diretor-geral da associação das empresas de distribuição, Gonçalo Lobo Xavier avisa que preços de algumas matérias-primas, como os cereais, continuam pressionados, e que a seca 'vai criar muitos problemas na cadeia de valor'.
Baca lebih lajut »
Se sairmos deste sufoco financeiro e fiscal podemos ir além das metas nos saláriosEm entrevista ao Negócios e à Antena 1, o presidente da CIP defende uma redução generalizada do IRS, o alargamento do incentivo em IRC para as empresas que aumentem salários e ainda, no âmbito do novo pacto que está a negociar apenas com a UGT, a redução do IVA de todos os produtos alimentares para 6%.
Baca lebih lajut »
Ex-Presidente sul-africano é tratado em Moscovo depois de Justiça determinar regresso à prisãoJacob Zuma estava hospitalizado desde 06 de agosto fora da prisão onde cumpria uma pena de 15 meses por se recusar a comparecer perante uma comissão de inquérito sobre a corrupção pública enquanto foi Presidente.
Baca lebih lajut »
'Se Presidente, Governo e partidos não tiverem coragem para dizer basta, alguém vai dizer chega“Depois de ver a sede do PSD e a sua casa serem alvo de buscas, por suspeitas de crimes de peculato e abuso de poder, Rui Rio esteve hoje no Jornal da Noite da SIC. Veja aqui a entrevista na íntegra.
Baca lebih lajut »