A passagem fronteiriça em Rafah continua fechada e a passagem para o Egito é, neste momento, impossível, mesmo para aqueles que têm passaportes europeus.
Ibrahim al-Qarnaoui chegou a Gaza há poucos dias para ver sua família. Agora, surpreendido pelo conflito, espera que seu passaporte suíço o ajude a sair do território palestiniano bombardeado constantemente por Israel, enquanto permanece bloqueado em Rafah, a passagem fronteiriça com o Egito.
Nenhum táxi se aventura pelas estradas do território palestiniano, por isso, este homem de 77 anos teve que encontrar um morador local que aceitasse abrigá-lo durante a noite."Dormimos todos no chão, fazia muito frio. Depois, esta manhã, um dos moradores levou-me ao terminal", relata."Meia hora mais tarde, soubemos que a sua residência tinha sido bombardeada", revela.
Instalado na Suíça há décadas, esta não é a primeira vez que, durante as suas férias, Qarnaoui é apanhado de surpresa por uma guerra em Gaza."Vi a guerra de 2008, mas era diferente. Desta vez, é uma guerra genocida", garante, numa altura em que Israel ameaça invadir a Faixa de Gaza, território de 632 km² e quase 2,4 milhões de habitantes.
Said al-Hasi, por sua vez, tenta voltar à Suécia, de onde partiu há três semanas para visitar a sua família em Rafah."A nossa casa fica no leste da cidade e nós fugimos para o oeste", para uma área mais afastada de Israel e do seu Exército, contou à AFP."Nos países onde existe paz" pode utilizar seu passaporte sueco, mas em Gaza"um passaporte não vale por causa dos bombardeamentos e da guerra", admite.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Blinken anuncia abertura da fronteira em Rafah para ajuda humanitária em GazaO Jornal Económico – Notícias, Economia, Política, Empresas, Mercados e Opinião
Baca lebih lajut »
Enquanto não chega a ajuda humanitária, Egito mantém fechada a fronteira com GazaSiga a atualidade internacional, vídeos e notícias sobre o que se passa no Mundo. Guerras, conflitos políticos e catástrofes naturais.
Baca lebih lajut »
Egito recusa entrada de estrangeiros vindos de GazaO Egito recusou a passagem de estrangeiros vindos de Gaza, um pedido feito por vários países, depois de não se ter chegado a acordo para permitir a entrada de ajuda.
Baca lebih lajut »
Egito recusa entrada de estrangeiros vindos de Gaza até poder entrar ajuda humanitáriaAs autoridades egípcias recusaram hoje a entrada de estrangeiros que vivem na Faixa de Gaza no seu país, a menos que seja autorizada a entrada de ajuda humanitária no enclave palestiniano, que está à beira de uma catástrofe humanitária.
Baca lebih lajut »
Egito recusa entrada de estrangeiros vindos de Gaza até poder entrar ajuda humanitáriaVisão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Baca lebih lajut »
Egito, Israel e EUA alcançam acordo para permitir saída de estrangeiros de GazaQatar também esteve envolvido nas negociações.
Baca lebih lajut »