O Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), o Partido da Renovação Social (PRS) e a Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), concordaram hoje na criação do Fórum para Salvação da Democracia (FSD).
O Movimento para a Alternância Democrática , o Partido da Renovação Social e a Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau , concordaram hoje na criação do Fórum para Salvação da Democracia .O acordo foi assinado por Braima Camará, coordenador do Madem G-15, Fernando Dias, presidente interino do PRS, e Nuno Nabiam, líder da APU-PDGB, num hotel de Bissau, perante dezenas de apoiantes dos três partidos.
"Quando a democracia está em causa, o povo reage", disse Nabiam, reafirmando a sua determinação de não permitir problemas no país, sempre no respeito pela democracia, o que passará pela reposição da Assembleia Nacional Popular -- dissolvido desde dezembro -, pela eleição no Supremo Tribunal de Justiça, que funciona com uma liderança interina, e na Comissão Nacional de Eleições .
O ex-primeiro-ministro guineense deu o exemplo do Senegal, onde, disse, "Deus colocou no poder" quem o Presidente daquele país "tinha posto na prisão", em alusão ao Presidente eleito, Bassirou Diomaye Faye, que tinha sido detido por Macky Sall. Cerca de 50 pessoas encontram-se detidas em aquartelamentos militares, em Bissau, acusadas de envolvimento na tentativa de golpe ocorrida no dia 01 de fevereiro de 2022.
"As eleições têm de ser organizadas e realizadas na Guiné-Bissau em dezembro para que o novo Presidente seja empossado em fevereiro de 2025", sublinhou Fernando Dias.Fernando Dias falou de rumores no país que apontam para uma nova tentativa de golpe de Estado e que colocam o vice-presidente do PRS, Mário Fambé, como um dos alegados mentores, o que desmentiu.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Liga dos Direitos pede julgamento imparcial para ex-governantes da Guiné-BissauO presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Bubacar Ture, pediu hoje imparcialidade no julgamento dos dois ex-governantes acusados de corrupção, no caso que justificou a dissolução do parlamento e queda do Governo da Guiné-Bissau.
Baca lebih lajut »
Ex-combatentes ajudam Guiné-BissauGrupo leva material farmacêutico para crianças e vai inaugurar campo de futebol Francisco Allen.
Baca lebih lajut »
Greve geral de três dias na Saúde e Educação na Guiné-BissauEm causa está a reivindicação de melhores condições de trabalho e salariais.
Baca lebih lajut »
Greve geral de três dias na Saúde e Educação na Guiné-BissauUma greve geral de três dias arrancou hoje nos setores da Saúde e Educação na Guiné-Bissau, anunciou o porta-voz do movimento que junta sindicatos das duas áreas, Sene Djassi.
Baca lebih lajut »
Boa Morte vai treinar a seleção da Guiné-BissauLuís Boa Morte vai ser selecionador da Guiné-Bissau. Assume o cargo a tempo inteiro no final da época e quer colocar a seleção africana no caminho das vitórias. &etilde;
Baca lebih lajut »
Boa Morte vai treinar a seleção da Guiné-BissauNascer do SOL
Baca lebih lajut »