Matosinhos tem o maior porto artificial do país, o terceiro maior em capturas e um dos mais seguros. Já escasseiam os pescadores aqui nascidos e criados, mas o futuro continua a ser a ligação ao mar.
No Norte do país, há dias em que se vai ao mar a contar com Matosinhos. O mar bravo impede muitas vezes o barco de entrar nos portos, mas não em Matosinhos. “Matosinhos é uma categoria, Matosinhos é o céu”, suspira Fernando Fonseca, pescador com 50 anos de carreira, falando da segurança deste porto. É por isto que, mesmo durante um temporal, daqueles com nome de pessoa, há sempre o que comprar na lota de Matosinhos.
Desta forma, os pescadores não saem prejudicados por desembarcar o peixe nos portos menos concorridos da região e as estatísticas confirmam-no: Matosinhos é o terceiro maior porto nacional, depois de Sesimbra e Peniche. Segundo a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos , em 2022 este porto recebeu cerca de 13 mil toneladas de pescado.
Queria ter sido pescador, como muitos da sua geração que começavam aos 10 anos. “Sou filho de pescadores e quando chegou a altura de me inscrever na escola preparatória, por volta dos 8 anos, cheguei ao pé do meu pai e disse-lhe que não era preciso inscrever-me, que eu já o tinha feito. Tinha-me inscrito na escola de pesca que havia em Matosinhos, mas o meu pai não permitiu.
O fenómeno não significa uma perda de lucro para os pescadores. Parece haver, nos últimos tempos, um redireccionamento da pesca, apostando-se em espécies mais valorizadas. “A diminuição da quantidade de peixe descarregada e o preço médio a aumentar é muito bom, quer dizer que estão a tirar menos matéria orgânica do oceano, fazendo mais dinheiro. Ou seja, os pescadores têm de pescar menos para fazer o mesmo dinheiro.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Incêndio em apartamento provoca três vítimas em MatosinhosAlerta foi dado às 11h12.
Baca lebih lajut »
Tribunal de Matosinhos recebe leitura do acórdão do caso de maus-tratos no Lar do ComércioNas alega&231;&245;es finais, em 23 de janeiro, o Minist&233;rio P&250;blico deixou cair 49 crimes de maus-tratos, entre os quais 17 agravados pelo resultado morte, mas pediu uma pena de pris&227;o efetiva e "exemplar".
Baca lebih lajut »
MP pede prisão efetiva para ex-responsáveis do Lar do Comércio em MatosinhosAntigo presidente e uma ex-diretora podem ser condenados por 18 crimes de maus-tratos.
Baca lebih lajut »
Julgados por maus-tratos no Lar do Comércio em Matosinhos conhecem hoje acórdãoMinistério Público pede prisão efetiva para os arguidos. Em causa estão 67 crimes de maus-tratos, 17 dos quais agravados pelo resultado morte
Baca lebih lajut »
Julgados por maus-tratos no Lar do Comércio em Matosinhos conhecem acórdãoOs dois dirigentes do Lar do Comércio foram acusados de maus-tratos pelas práticas da instituição entre 2015 e 2020. O MP entende estarem provados 18 crimes e fala em 'falta de humanidade'.
Baca lebih lajut »
Lar do Comércio: antigos responsáveis condenados a seis anos e seis meses de prisão por maus-tratosA instituição, sediada em Matosinhos, foi condenada ao pagamento de uma multa de 510 mil euros
Baca lebih lajut »