Comité Nobel Norueguês distinguiu a ativista iraniana 'pela sua luta contra a opressão das mulheres no Irão e pela sua luta para a promoção dos Direitos Humanos e a liberdade para todos' um ano após a
Vinte anos depois de o prémio Nobel da Paz ter sido entregue à advogada iraniana Shirin Ebadi,"pelos seus esforços pela democracia e os direitos humanos", e um ano após a morte da jovem Mahsa Amini às mãos da polícia de costumes ter desencadeado protestos históricos no Irão, o Comité Nobel Norueguês volta a pôr o foco no regime de Teerão.
Ainda em relação ao facto de 20 anos depois o Comité Nobel voltar a focar-se no Irão, onde nada parece ter mudado, Reiss-Andersen lembrou:"Foram precisos três prémios Nobel da Paz antes de o apartheid cair na África do Sul".
Nascida em 1972 no norte Irão, numa família da minoria azeri, a ativista estudou Física, trabalhou como engenheira e foi colunista em vários jornais. Envolveu-se com o Centro de Defensores dos Direitos Humanos, a organização fundada por Shirin Ebadi, em 2003, sendo atualmente a sua vice-presidente. , lembrou o Comité Norueguês. Está atualmente detida na famosa prisão de Evin, onde estão todos os presos políticos iranianos, por"espalhar propaganda".
acrescentou."Ao lado das corajosas mães do Irão, continuarei a lutar contra a discriminação implacável, a tirania e a opressão baseada no género por parte do governo religioso opressivo até à libertação das mulheres", concluiu. O prémio, além de uma medalha em ouro e um diploma, é de 11 milhões de coroas suecas .A escolha de Narges Mohammadi para o Nobel deste ano foi aplaudida um pouco por todo o mundo - de Washington a Bruxelas, passando por Lisboa, mas não em Teerão.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Guterres diz que Nobel da Paz a Narges Mohammadi frisa 'forte retrocesso' dos direitos das mulheres'Este Prémio Nobel da Paz é um tributo a todas as mulheres que lutam pelos seus direitos arriscando a sua liberdade, a sua saúde e até as suas vidas', disse o secretário-geral da ONU.
Baca lebih lajut »
Irão condena atribuição de Nobel da Paz a Narges MohammadiO Irão acusou o Comité do Nobel da Paz de ter tomado uma decisão enviesada por motivações políticas ao atribuir o Prémio Nobel da Paz à ativista Narges Mohammadi.
Baca lebih lajut »
Ir\u00e3o considera Nobel da Paz para Narges Mohammadi uma forma de press\u00e3o do OcidenteVis\u00e3o | Not\u00edcias da atualidade nacional e internacional reportagens e multim\u00e9dia
Baca lebih lajut »
Biden insta Irão a libertar 'imediatamente' a Nobel da Paz Narges MohammadiO Presidente norte-americano, Joe Biden, instou hoje Teerão a libertar 'imediatamente' a ativista iraniana Narges Mohammadi, distinguida com o Prémio Nobel da Paz e que se encontra presa no Irão.
Baca lebih lajut »
Governo português congratula-se com escolha de Narges Mohammadi para Nobel da PazPortugal congratulou-se hoje pela escolha da ativista iraniana Narges Mohammadi como Prémio Nobel da Paz 2023, referindo que o seu trabalho simboliza o esforço de muitos pelos direitos humanos e pela defesa das mulheres.
Baca lebih lajut »
Nobel da Paz para a ativista iraniana Narges MohammadiEscolha desta ativista, vice-presidente do Centro de Defensores dos Direitos Humanos, deveu-se também 'à sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade de todos'.
Baca lebih lajut »