Um austríaco, um americano e um francês dividem o prémio Nobel da Física de 2022
A Real Academia das Ciências Sueca atribuiu o prémio Nobel da Física de 2022 a três investigadores com trabalho feito na área dos denominados estados de “entrelaçamento” com fotões, que podem abrir novos caminhos à comunicação e à computação quânticas. Alain Aspect, da Universidade de Paris, de França; John F. Clauser, que trabalha na empresa J.F.
“Em contrapartida. Einstein tinha dúvidas sobre a física quântica, que considerava que não estava ainda resolvida”, acrescenta Yasser Omar.Tanto Zeilinger como Aspect fazem parte do Conselho Consultivo do Instituto Quântico Português, e têm relações com investigadores portugueses, como confirmam Carlos Fiolhais e Yasser Omar.
haveria de abrir caminho à mecânica quântica e a uma nova geração de computadores e redes de telecomunicações, uma vez que permite desenhar sistemas que analisam duas hipóteses ou resultados em simultâneo e, assim, garantem um aumento de capacidade de cálculo e processamento de dados, quando estão em causa múltiplas variáveis ou alternativas.
“A teoria quântica revelou estar certa, mesmo contra teorias que eram mais agradáveis”, sublinha Carlos Fiolhais. O físico português justifica “a estranheza” associada à quântica pelo facto de recorrer ao domínio das probabilidades e por admitir a interferências de quem estuda ou lê o mundo.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Treze manifestantes condenados a penas de até 15 anos por protestos de 2022 em CubaDez homens e três mulheres foram notificados na sexta-feira das sentenças de entre quatro e 15 anos de prisão, por sedição, desacato, propaganda inimiga e sabotagem.
Baca lebih lajut »
Sócios do Boavista reprovam relatório e contas de 2022Segundo o clube, o documento e o parecer do Conselho Fiscal receberam 63 votos contra, 29 a favor e 43 abstenções.
Baca lebih lajut »
Treze condenados a penas de até 15 anos de prisão por protestos de 2022 em CubaSaíram à rua para exigir melhores condições de vida e o fim dos cortes prolongados de energia até 18 horas por dia.
Baca lebih lajut »
Treze condenados a penas de até 15 anos de prisão por protestos de 2022 em CubaUm tribunal de Cuba impôs penas de prisão de até 15 de anos a 13 pessoas que participaram nos protestos de 2022 contra os cortes prolongados de energia, disse uma organização não governamental.
Baca lebih lajut »
Sócios do Boavista reprovam relatório e contas de 2022Nova reunião magna ordinária reavaliará situação, em simultâneo com a apresentação aos sócios do relatório de 2023.
Baca lebih lajut »
Confiança dos consumidores em máximo desde fevereiro de 2022Saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país aumentou nos últimos cinco meses, superando as diminuições observadas entre julho e novembro.
Baca lebih lajut »