Pastor repete o ciclo há 40 anos.
Professora universitária com três filhos: Quem era Gracinda Silva, a portuguesa que morreu em queda de avião no Brasil
"Vinha com o meu pai e outras pessoas. Antigamente, era mais fácil. Vinha mais gente. Cheguei a trazer mais de mil ovelhas", contou à agência Lusa Joaquim Marvão enquanto guardava as ovelhas na zona do Vale do Rossim, na serra da Estrela, a mais de 1.400 metros de altitude. Nos primeiros meses do ano, o pastor sobe a serra para preparar os terrenos e fazer sementeiras de cereais nas terras dos Baldios para que no verão possa haver alimento para o gado.
Trouxe os seus animais e mais três rebanhos de familiares. O gado está identificado com as iniciais dos seus proprietários para se poderem distinguir. Joaquim Marvão usa casaco e colete tradicionais feitos com a lã das ovelhas e anda sempre de cajado na mão."As ovelhas têm de saber quem manda. Tenho uma coleção de cajados, uns que faço e outros que me oferecem".
Passam algumas horas no pasto e quando o sol aperta recolhem à sombra, para voltar ao campo no final da tarde. As tarefas terminam por volta das 21:30.
Cerveja Vinho E Bebidas Espirituosas Refugiados E Deslocados Gouveia
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Único pastor transumante de Gouveia guarda 500 ovelhas no Verão na serra da EstrelaJoaquim Marvão admite que é uma temporada cansativa, mas não tem intenções de deixar a tradição. “Mas convençam-se de que a transumância vai acabar porque os mais novos não querem pegar nisto”, avisa.
Baca lebih lajut »
Único pastor transumante de Gouveia guarda 500 ovelhas no verão na serra da EstrelaCom 60 anos, Joaquim Marvão é o único pastor transumante do concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, guardião de cerca de 500 ovelhas bordaleiras na serra da Estrela nos meses de julho e agosto.
Baca lebih lajut »
Canoísta João Ribeiro admite 'tristeza' pelo sexto lugar obtido em K2 500 metrosRibeiro, de 34 anos, e Baptista, de 25, juntaram-se para este ciclo olímpico e agora vão repensar a dupla para os jogos de Los Angeles em 2028.
Baca lebih lajut »
Teresa Portela disputa final B de K1 500 metros, fora das medalhasA canoísta não foi apurada para a final principal da categoria, por isso está fora da corrida ao pódio em Paris.
Baca lebih lajut »
Teresa Portela falha luta pelas medalhas em K1 500 metros nos Jogos OlímpicosCanoísta portuguesa terminou a meia-final em terceiro.
Baca lebih lajut »
A chuva de estrelas de Agosto é também uma festa dos 500 anos de CamõesA vila de Constância e a aldeia de Fajão preparam-se para receber os visitantes – a entrada é gratuita – que queiram apreciar as Perseidas num ambiente escuro. É das maiores chuvas de estrelas do ano.
Baca lebih lajut »