Neeleman: ″Estado quis recuperar o controlo da TAP e forçar uma saída que não desejávamos″

Indonesia Berita Berita

Neeleman: ″Estado quis recuperar o controlo da TAP e forçar uma saída que não desejávamos″
Indonesia Berita Terbaru,Indonesia Berita utama
  • 📰 dinheiro_vivo
  • ⏱ Reading Time:
  • 88 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 38%
  • Publisher: 63%

″Obsessão pela nacionalização, inabilidade política e má gestão″ são algumas das críticas que o ex-acionista da TAP faz ao governo socialista que acusa de ter forçado a saída dos privados do capital da companhia em 2020. Neeleman garante que a TAP precisaria apenas de 300 milhões de euros e não de 3,2 mil milhões de euros para sobreviver.

David Neeleman rejeita as acusações de que o consórcio privado Atlantic Gateway, que liderava em conjunto com Humberto Pedrosa, não tenha querido salvar a TAP em 2020. O empresário americano acusa o governo de"obsessão pela nacionalização, inabilidade política e má gestão" e garante que o executivo socialista não"tinha vontade" de que o privado continuasse no capital da empresa.

"A administração estimou que iria precisar de um apoio imediato de entre 300 milhões e 500 milhões, mas o Estado Português decidiu desde logo que tinham de ser 3.000 milhões de euros e que tinham de entrar como capital, ou seja, ou acompanhávamos esse aumento de capital na metade que nos correspondia, ou veríamos a nossa posição de acionista diluída. Este não era um pedido sério e foi claramente hostil", refere.

"A equipa de gestão da TAP identificou múltiplos mecanismos de apoio que permitiriam ao Estado apoiar a companhia, sem necessidade de intervenção de terceiros, desde logo por indemnizações e restituições que eram devidas à TAP . Nada os demoveu. A TAP pública era a única solução que o Governo admitia e tudo fez para que não houvesse outro caminho.

Neeleman explica que o pagamento dos 55 milhões de euros resultou de"um acordo comercial para a compra e venda" da sua participação na TAP."Nenhuma das partes queria o litígio, portanto foi possível um acordo".O empresário acusa ainda o governo de ter pressionado a administração e a Comissão Executiva da TAP e ilustra com vários exemplos, desde logo com o veto ao IPO, em 2019.

Já sobre os polémicos prémios de 1,17 milhões de euros pagos 180 trabalhadores em 2019 - depois de a TAP ter registado um prejuízo de 118 milhões de euros no ano anterior - Neeleman diz que a governo pressionou a comissão executiva e o CEO, Antonoaldo Neves,"de uma forma lamentável, inaceitável".

Berita ini telah kami rangkum agar Anda dapat membacanya dengan cepat. Jika Anda tertarik dengan beritanya, Anda dapat membaca teks lengkapnya di sini. Baca lebih lajut:

dinheiro_vivo /  🏆 13. in PT

Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama

Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.

TAP: Neeleman acusa Pedro Nuno de “obsessão pela nacionalização, inabilidade política ou má gestão do Governo”Ex-acionista privado da TAP critica decisões do governo na pandemia, acusando-o de aproveitar a crise para nacionalizar a companhia, com uma exigência que “não foi feita a nenhum outro investidor no setor da aviação no mundo”.
Baca lebih lajut »

Siza Vieira rejeita responsabilidade direta sobre a TAP, mas defende €55 milhões pagos a David NeelemanSiza Vieira rejeita responsabilidade direta sobre a TAP, mas defende €55 milhões pagos a David NeelemanPedro Siza Vieira assinou o diploma que permitiu ao Estado pagar a Neeleman para sair da TAP, mas defende que João Leão e Pedro Nuno Santos é que davam as informações. Governo tinha convicção de que não tinha de pagar indemnização a Neeleman, mas temeu tribunais
Baca lebih lajut »

Fernando Pinto nega que negócio com Airbus tenha lesado a TAPFernando Pinto nega que negócio com Airbus tenha lesado a TAPSobre a acumulação de funções na TAP e no consórcio candidato à privatização, liderado por Neeleman e Humberto Pedrosa, garante desconhecer a situação.
Baca lebih lajut »

O segredo, a Efacec e a privatização da TAPO segredo, a Efacec e a privatização da TAPHá um provérbio popular que diz que o segredo é a alma do negócio. No Governo, esta máxima parece fazer algum caminho.
Baca lebih lajut »



Render Time: 2025-04-15 01:51:15