O índice de preços no consumidor (IPC), principal indicador da inflação na China, subiu 0,7% em fevereiro, em termos homólogos, quebrando a tendência de descida dos quatro meses anteriores, foi hoje anunciado.
O índice de preços no consumidor , principal indicador da inflação na China, subiu 0,7% em fevereiro, em termos homólogos, quebrando a tendência de descida dos quatro meses anteriores, foi hoje anunciado.O indicador, divulgado pelo Gabinete de Estatísticas chinês, ficou acima das expectativas dos analistas, entre os quais a previsão mais difundida era de um crescimento de 0,3%.
Dong destacou ainda o aumento do preço da carne de porco, preferida pelos consumidores chineses, que subiu após nove meses consecutivos de descida e de outros produtos alimentares como fruta e legumes frescos, pelos quais os consumidores tiveram de pagar mais 4,3% e 12,7%, respetivamente. Numa base mensal, os preços no consumidor aumentaram 1% em relação aos dados de janeiro, surpreendendo também os analistas, que esperavam um aumento não superior a 0,6%.