Morreu Alexei Navalny, principal opositor de Putin, a um mês das eleições, na prisão na Sibéria. Cadeia diz que o político de 47 anos se sentiu mal depois de dar uma caminhada e perdeu a consciência.
Gomes Cravinho lembra Navalny como alguém que "lutou pela democracia" e diz que Putin é "responsável" pela morte do opositor"Não quero condolências." Mãe de Navalny diz que viu o filho pela última vez o filho na segunda-feira: "Estava bem e alegre""Penso que foi um acidente, acontece." Dirigente russo diz que Kremlin não tinha qualquer "motivo" para matar NavalnyNATO.
A investigadora em assuntos de defesa considera que a narrativa criada por Putin nos últimos meses fica desfeita. Ana Miguel dos Santos acredita que a causa da morte de Navalny nunca será conhecida.Bruno Cardoso Reis diz que a responsabilidade da morte de Alexei Navalny está no Estado Russo, até provas em contrário. O historiador acredita que a morte do ativista é também de fraqueza de Putin."Não quero condolências.
Seguidamente, as equipas médicas “gastaram mais de meia hora” a tentar reanimar o opositor. “Contudo, o paciente morreu”, informou o hospital de Labytnangi.A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiu, na sua conta pessoal do X , à morte de Alexei Navalny. A morte de Alexei Navalny foi recebida com um enorme choque. O ativista russo Pavel Elizarov fala numa ação terrorista. Garante ainda que a morte de Navalny vai aumentar a oposição a Vladimir Putin.O chanceler alemão, Olaf Scholz, reagiu numa conferência de imprensa, ao lado de Volodymyr Zelensky, à morte do opositor russo, Alexei Navalny.
Numa conferência de imprensa ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, o líder ucraniano disse que Vladimir Putin deve ser responsabilizado pela morte de Alexei Navalny. “Os meus pensamentos estão com a sua mulher e o povo da Rússia para quem isto é uma grande tragédia”, disse Rishi Sunak.