Em causa está a recusa de cerca de dois mil médicos em efetuarem trabalho extraordinário para além das 150 horas anuais.
Médicos e Governo voltam esta sexta-feira às negociações, uma reunião considerada decisiva para um entendimento que reponha a normalidade em vários hospitais do país que estão a enfrentar constrangimentos e encerramentos temporários de serviços.
O Ministério da Saúde reconhece que o SNS está a sofrer agora as consequências da reduzida formação de médicos nas décadas de 80 e 90, a que se junta o elevado número de clínicos que estão a reformar-se, mas os sindicatos consideram que o problema está antes na capacidade de o serviço público reter e captar mais profissionais de saúde.Dados oficiais consultados pela Lusa indicam que o SNS tinha, em agosto deste ano, 21.
Os anos com maior número de aposentações previstas serão 2025, com 560 médicos a aposentarem-se, e 2026, com outros 519 clínicos a passarem à reforma.A este cenário junta-se a dificuldade que ainda se vai verificar nos próximos anos para atribuir médico de família aos 1.653.
Na última reunião, os sindicatos receberam um documento mais detalhado sobre a proposta que prevê, por exemplo, um novo modelo remuneratório e um suplemento de 500 euros mensais para os médicos que realizam serviço de urgência e a possibilidade de poderem optar pelas 35 horas semanais, mas os sindicatos mantiveram a sua recusa a uma solução que passe por aumentos de suplementos salariais e do limite das horas extraordinárias das atuais 150 para...
Paralelamente às negociações, a direção executiva garante que o SNS vai sofrer, a partir do próximo ano, a"grande reforma" da sua história com a criação de 31 Unidades Locais de Saúde , que se juntam às oito já existentes.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Médicos e Governo à procura de um acordo que reponha a normalidade no SNSVisão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Baca lebih lajut »
Identificados 150 alvos de terrorismo em PortugalSubida para ‘Significativo’ do n&237;vel de amea&231;a terrorista no Pa&237;s est&225; a levar ao refor&231;o de vigil&226;ncia policial de infraestruturas consideradas de risco.
Baca lebih lajut »
Sindicatos dos médicos apresentam contraproposta conjunta ao GovernoOs sindicatos médicos vão apresentar esta sexta-feira ao Ministério da Saúde uma contraproposta conjunta que exige a reposição das 35 horas semanais e um aumento de 30% do salário base, em mais uma ronda negocial.
Baca lebih lajut »
Médicos de família protestam contra alterações aprovadas pelo GovernoSiga a atualidade internacional, vídeos e notícias sobre o que se passa no Mundo. Guerras, conflitos políticos e catástrofes naturais.
Baca lebih lajut »