Luís Montenegro indigitado primeiro-ministro por Marcelo Rebelo de Sousa

Indonesia Berita Berita

Luís Montenegro indigitado primeiro-ministro por Marcelo Rebelo de Sousa
Indonesia Berita Terbaru,Indonesia Berita utama
  • 📰 RTPNoticias
  • ⏱ Reading Time:
  • 326 sec. here
  • 7 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 134%
  • Publisher: 55%

Luís Montenegro vai ter agora de escolher os nomes e a orgânica do governo para apresentar ao Presidente da República. O líder do PSD recusa dizer se vai ter ministros da Iniciativa Liberal. No entanto, o mais provável é que o partido de Rui Rocha não entre no novo governo.

O líder do PSD foi indigitado pelo presidente da República na primeira hora desta quinta-feira, após serem conhecidos os resultados finais dos votos da emigração. Luís Montenegro foi recebido no Palácio de Belém, em Lisboa, já depois da meia-noite, poucas horas depois de ter estado na residência oficial do chefe de Estado para as audiências dos partidos, ainda durante a tarde de quarta-feira.Votos da emigração.

O Chega foi o partido mais votado também neste círculo, seguindo-se desta vez a AD. O PS foi terceiro, o que ditou o afastamento de Augusto Santos Silva do Parlamento.Fontes do Palácio de Belém confirmaram à RTP que o líder social democrata deverá voltar a reunir-se com Marcelo Rebelo de Sousa pelas 23h00 para ser indigitado primeiro-ministro.Os resultados finais dos votos pelo círculo da Europa encerraram há minutos.

No Centro de Congressos de Lisboa ainda decorre a parte final do apuramento dos votos, tendo desde segunda-feira sido registados 335.312 boletins. Mais de 1,5 milhões de cartas com os boletins de voto foram enviadas para 189 destinos a partir de 04 de fevereiro e os votos começaram a chegar a Portugal em 20 de fevereiro. A opção pelo voto presencial foi exercida por 5.283 eleitores.

Luís Montenegro disse ter transmitido ao presidente da República, em nome da Aliança Democrática , “a disponibilidade desta coligação em assumir a liderança do governo e, em consequência, poder ser indigitado primeiro-ministro”. Questionado pelos jornalistas, Luís Montenegro escusou-se a esclarecer sobre a possibilidade de a IL vir também a integrar o executivo ou sobre a eventual apresentação de um Orçamento Retificativo: “As questões que tiverem a ver com o exercício da atividade do governo serão tomadas, comunicadas e explicadas quando houver governo”.

"Tudo o mais, a concretização do que quer que seja, caberá ao Governo que ainda não existe, quando existir dará essa resposta a todas as comunicações que foram proferidas", respondeu Montenegro. De acordo com os prazos legais, os resultados oficiais só vão ser publicados em Diário da República na sexta-feira. Mas a distribuição dos quatro mandatos destes círculos eleitorais deverá ser conhecida já na próxima noite.

"Temos de compreender as causas que levaram a esse resultado e trabalhar em alguns dos países em que a votação não nos foi favorável", afirmou à Lusa. Sobre o crescimento do Chega, nomeadamente na Suíça, afirmou que "o poder político socialista descurou totalmente a sua relação com as comunidades, de um modo global.

Gonçalves interpretou a eleição de dois deputados pelo Chega como "um voto de protesto" e "um sentimento de revolta". Telefonicamente, disse à Lusa que a votação que o Chega conseguiu na Europa, principalmente na Suíça, foi um protesto contra a forma como a comunicação social tratou "negativamente" o seu partido.A contagem dos votos dos emigrantes portugueses, que fizeram a sua escolha por via postal, termina hoje, revelando os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa.

Ventura agradeceu aos emigrantes pelo resultado que “superou largamente” as suas expectativas, “mesmo as mais otimistas”. “Tudo fiz e tudo continuarei a fazer para que se alcance uma plataforma de estabilidade que dê quatro anos de governabilidade a Portugal e de uma maioria não desperdiçada”, declarou, insistindo que a maioria de direita “é uma maioria que não pode e não deve ser desperdiçada”.

“Neste momento, a diferença do PS e do Chega no círculo fora da Europa é de cerca mil votos. Os votos que faltam contar são do Brasil e o padrão que tem havido é que no Brasil, a contagem dos votos dá quase sempre uma vitória ao Chega”, explicou Paulo Pisco, deputado do PS, à RTP. Pelas 17h00 também Luís Montenegro será recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, e pode sair dessa reunião já indigitado como primeiro-ministro se as tendências de votação se mantiverem.Vão ser revelados os resultados dos votos da emigração e os números deverão confirmar a vitória da Aliança Democrática nas eleições antecipadas.

Para Inês de Sousa Real "estas pontes de diálogo" são importantes para que se garanta "que a maioria que se formou à direita e em particular também dando a mão à extrema-direita, como é o caso do Chega, que não põe em causa estes direitos adquiridos". "O crescimento da extrema-direita, a viragem à direita do país, exige aos partidos da esquerda, aos partidos ecologistas que partilham agendas tão importantes no campo dos direitos sociais , esta coordenação da capacidade de diálogo", acrescentou. "É nesta convergência que reside a capacidade de garantir que não há nenhum recuo em direitos sociais, ou matérias em que o PAN e o BE estiveram do mesmo lado no Parlamento".

"Neste momento o PAN está a trabalhar e está disponível para dialogar com todas as forças políticas que queiram garantir a preservação dos direitos socais que adquirimos até aqui", continuou. A reeleição do ainda presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, está assim em risco. Nesse sentido, reafirmou, sendo uma oposição responsável, o PS "não seria uma alternativa democrática, nem conseguiríamos liderar a oposição, se fôssemos o suporte da AD, o que não será".o PS fará uma oposição responsável na qual não estão excluídos entendimentos pontuais em assuntos em que as visões das duas forças possam convergir.

Para isso, "estamos disponíveis para ratificar um Orçamento Retificativo" para acomodar todas estas "matérias de consenso" e resolver questões que são tranversais a todos. , já que "um orçamento geral do Estado é uma declinação dos programas eleitorais e os programas dos partidos são muito diferentes. O próprio líder da AD disse numa entrevista durante a campanha que a distância do programa do PS para com a AD era tanta que não se via a viabilizar um programa do Partido Socialista - e nós achamos o mesmo".

Berita ini telah kami rangkum agar Anda dapat membacanya dengan cepat. Jika Anda tertarik dengan beritanya, Anda dapat membaca teks lengkapnya di sini. Baca lebih lajut:

RTPNoticias /  🏆 18. in PT

Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama

Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.

Marcelo Rebelo de Sousa ouve partidos para indigitar MontenegroMarcelo Rebelo de Sousa ouve partidos para indigitar MontenegroPresidente da República começa esta terça-feira a receber em audiência os dirigentes dos partidos e coligações com assento parlamentar.
Baca lebih lajut »

300 mil votos de emigrantes vão decidir quatro deputados em falta300 mil votos de emigrantes vão decidir quatro deputados em faltaMarcelo Rebelo de Sousa deverá indigitar Luís Montenegro para formar Governo ainda no próximo dia 20.
Baca lebih lajut »

Inês Sousa Real deixa críticas a Marcelo Rebelo de SousaInês Sousa Real deixa críticas a Marcelo Rebelo de SousaInês Sousa Real já reagiu, este domingo, e não poupas as críticas ao Presidente da República, acusando-o também de provocar 'a 'instabilidade política' que vive o país.
Baca lebih lajut »

Marcelo Rebelo de Sousa: “É nestes tempos que importa mais votar”Marcelo Rebelo de Sousa: “É nestes tempos que importa mais votar”Presidente da República falou ao país na noite antes das eleições para fazer um apelo ao voto.
Baca lebih lajut »

Comunistas serão ouvidos por Marcelo Rebelo de SousaComunistas serão ouvidos por Marcelo Rebelo de SousaEncontro ocorre um dia depois de comunistas terem anunciado que vão apresentar moção de rejeição ao eventual governo de Montenegro
Baca lebih lajut »

Marcelo Rebelo de Sousa recebe CDU em BelémMarcelo Rebelo de Sousa recebe CDU em BelémNascer do SOL
Baca lebih lajut »



Render Time: 2025-02-25 07:36:50