A recente apresentação do Plano Ferroviário Nacional, embora se trate ainda de um exercício prospetivo sobre o que deverá ser, um dia no futuro, a nossa rede de caminho de ferro, revela uma alteração da estratégia nacional ao nível do investimento em infraestruturas. O governo fez renascer o desígnio ferroviário, que aliás está presente nos países europeus mais desenvolvidos e que é ainda mais crítico se se pretende atingir a neutralidade carbónica por meio do século, como estabelecem as leis do clima nacional e europeia. A mobilidade de pessoas e o transporte de mercadorias, responsáveis por cerca de um quarto das emissões de gases de efeito de estufa, é um dos setores que, em matéria de descarbonização, fazem mexer o ponteiro.
Importa relevar o mérito do Ministro das Infraestruturas, que tem defendido o investimento na ferrovia à mesa do orçamento como não se via há muitas décadas. Estão e vão continuar a ser canalizados importantes recursos financeiros, sobretudo oriundos dos fundos europeus estruturais, para recuperar o desastre que foi o desinvestimento no caminho de ferro, deixando-nos na cauda da Europa.
A existência de um Plano é, a meu ver, uma condição necessária, mas não suficiente. A ação consequente reclama também um programa de investimento, com datas e dotações, a adequada capacidade de projeto, execução e gestão e, por fim, a medida das externalidades - positivas e negativas - dos investimentos.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Proprietários de Lisboa querem taxa turística a financiar lojas históricasAssociação de Proprietários Lisbonenses contesta novo congelamento de contratos e rendas até 2027. Uma lei 'cega' que beneficia negócios 'altamente lucrativos'.
Baca lebih lajut »
Quase um terço dos partos na região de Lisboa são feitos nos hospitais privadosCNN Portugal. O canal de informação, com uma cultura multiplataforma, que acompanha, em tempo real e em diversos meios, os acontecimentos que marcam o país e o mundo.
Baca lebih lajut »
Bolsa de Lisboa em baixa, com Semapa a cair quase 8%Altri, EDP Renováveis e Sonae entre as maiores quedas
Baca lebih lajut »
Semanário | Preço das casas tira 76 mil pessoas de Lisboa e PortoEntre 2019 e 2021, as duas cidades viram sair quase 10% da sua população. Muitos são jovens e mudaram-se para a periferia. Perfil dos moradores está a mudar: um quarto dos novos residentes veio do estrangeiro
Baca lebih lajut »
Ana Moura atua em Lisboa e Porto em março de 2023Os concertos acontecem no dia 18 de março no Porto e a 19 em Lisboa. Os bilhetes já estão a venda.
Baca lebih lajut »