Visão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Os líderes da União Europeia reúnem-se hoje e sexta-feira em Bruxelas para debater tensões no Médio Oriente, visando uma pausa humanitária em Gaza e negociações sobre uma solução de dois Estados, além de desafios europeus como migrações e orçamento
Este apelo para uma pausa humanitária em Gaza reúne consenso entre os Estados-membros, mas Portugal, por exemplo, já veio admitir que preferia uma posição da UE a defender um cessar-fogo humanitário, não aceite por países como a Alemanha.
Ao nível geopolítico, também será discutida a invasão da Ucrânia pela Rússia, com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a participar por videoconferência no início da cimeira, quando a UE equaciona como usar os bens congelados da Rússia para financiar a reconstrução da Ucrânia. A discussão surge quando há um acordo preliminar sobre um instrumento de solidariedade no novo Pacto para a Migração e Asilo e quando decorrem discussões para finalizar estas regras mais equitativas na UE, faltando depois a aprovação do Conselho Europeu, que se espera que aconteça na cimeira de dezembro.
Na sexta-feira, o Conselho Europeu será dedicado aos assuntos económicos e contará com a presença da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, e do Eurogrupo, Paschal Donohoe.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Bruxelas admite prorrogar em 2024 teto ao preço do gás por tensões no Médio OrienteA Comissão Europeia admitiu hoje prorrogar, além de fevereiro de 2024, o limite máximo aplicado ao preço do gás importado, de 180 euros por Megawatt-hora (MWh), devido aos 'tempos incertos' ao nível geopolítico pelas tensões no Médio Oriente.
Baca lebih lajut »
Israel: Bruxelas admite prorrogar em 2024 teto ao preço do gás por tensões no Médio OrienteNa semana passada, o preço do gás europeu voltou a subir devido aos receios de um conflito mais alargado no Médio Oriente, dadas as tensões entre Israel e o grupo islamita terrorista Hamas.
Baca lebih lajut »
Bruxelas admite prorrogar em 2024 teto ao preço do gás por tensões no Médio OrienteSustentável. Ecológico. Responsável. Esta é a nova área temática do Expresso, onde discutimos um país económica, social e ambientalmente mais sustentável: Expresso | SER
Baca lebih lajut »
Presidente do Banco Mundial alerta para consequências graves da guerra no Médio Oriente'Penso que estamos num momento muito perigoso', disse o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga. 'O que está a acontecer em Israel e em Gaza terá um impacto grave no desenvolvimento económico'.
Baca lebih lajut »
A guerra no Médio Oriente e reorganização das urgências nos hospitaisSiga a atualidade internacional, vídeos e notícias sobre o que se passa no Mundo. Guerras, conflitos políticos e catástrofes naturais.
Baca lebih lajut »