Para o líder da Iniciativa Liberal, as declarações do secretário-geral da ONU sobre o conflito entre Israel e o Hamas foram “politicamente insensatas e diplomaticamente catastróficas”.
O líder da Iniciativa Liberal considerou esta quinta-feira "infelizes e desastradas" as declarações do secretário-geral das Nações Unidas sobre o conflito entre Israel e o Hamas, esperando que António Guterres recupere deste momento e tenha "a isenção necessária" para proteger os civis.
Na terça-feira, na abertura de uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, numa intervenção em inglês, António Guterres considerou que "é importante também reconhecer que os ataques do Hamas não aconteceram num vácuo", acrescentando que "o povo palestiniano tem sido submetido a 56 anos de ocupação sufocante".
António Guterres defendeu que "as queixas do povo palestiniano não podem justificar os ataques terríveis do Hamas", assim como "esses ataques terríveis não podem justificar a punição colectiva do povo palestiniano". Todavia, no início da sua intervenção, o secretário-geral da ONU referiu que condena "inequivocamente os actos de terror horríveis e sem precedentes do Hamas em Israel" e disse que "nada pode justificar a morte, os ferimentos e o rapto deliberados de civis - ou o lançamento de foguetes contra alvos civis".
Na rede social X , o embaixador israelita na ONU, Gilad Erdan, pediu a demissão imediata de António Guterres das funções de secretário-geral desta organização e anunciou a decisão de Israel deAo criar um novo grupo de discussão, tornar-se-à administrador e será responsável pela moderação desse grupo. Os jornalistas do PÚBLICO poderão sempre intervir.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Rui Rocha considera declarações de Guterres 'infelizes e desastradas'Presidente da IL espera do secretário-geral da ONU 'a isenção necessária' para proteger os civis.
Baca lebih lajut »
Guterres está “chocado” com o que Guterres disseGuterres não gostou que Israel levasse à letra as suas declarações sobre “o vácuo” e o Hamas, mas o problema não é só de semântica – é das Nações Unidas e do seu persistente preconceito anti-Israel.
Baca lebih lajut »
Guterres foi 'longe demais' em relação ao Hamas e 'de menos' sobre IsraelSiga a atualidade internacional, vídeos e notícias sobre o que se passa no Mundo. Guerras, conflitos políticos e catástrofes naturais.
Baca lebih lajut »
Portugal acompanha posição de Guterres sobre conflito entre Israel e o HamasVisão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Baca lebih lajut »
Portugal acompanha posição de Guterres sobre conflito entre Israel e o HamasPara o Governo portugu&234;s, "n&227;o h&225; forma nenhuma de dizer que Ant&243;nio Guterres est&225; de alguma maneira a desculpabilizar o terrorismo".
Baca lebih lajut »