Os iranianos votam esta sexta-feira, 28 de junho, para elegerem um novo presidente após a morte de Ebrahim Raisi num acidente de helicóptero, no passado dia 19 de maio. O leque de escolhas está limitado a quatro candidatos conservadores leais ao líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei.
Os iranianos votam esta sexta-feira, 28 de junho, para elegerem um novo presidente após a morte de Ebrahim Raisi num acidente de helicóptero, no passado dia 19 de maio. O leque de escolhas está limitado a quatro candidatos conservadores leais ao líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei. O momento é de escalada das tensões regionais e de uma crescente frustração pública.
Na corrida ao cargo estão apenas quatro candidatos, depois de dois terem desistido já no fim da campanha, o presidente do parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, um oficial de segurança, Mostafa Pourmohammadi, um alto funcionário da segurança, Saeed Jalili e o legislador Masoud Pezeshkian.
Ayatollah Ali Khamenei, de 85 anos, apelou esta sexta-feira a uma grande afluência às urnas na tentativa de solucionar uma crise de legitimidade do regime alimentada pelo descontentamento da população, maioritariamente jovem, face às dificuldades económicas e à limitação das liberdades., afirmou o líder supremo do Irão, numa declaração na televisão estatal iraniana, depois de ter votado.
"A durabilidade, a força, a dignidade e a reputação da República Islâmica dependem da presença do povo"A presidência do Irão continuará em aberto, até ao fim da contagem manual dos boletins de voto, e o resultado final só deverá ser anunciado nos próximos dias.Hezbollah, a maior ameaça para Israel a partir do Líbano.
Teerão Eleições Presidenciais Ebrahim Raisi
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Exército iraniano descarta sabotagem na queda do helicóptero que matou o Presidente Ebrahim RaisiMilitares também não encontraram provas de 'guerra eletrónica' contra o avião.
Baca lebih lajut »
Eleições/Irão: Seis candidatos autorizados a concorrer às eleições presidenciais, após morte de RaisiSeis candidatos foram autorizados a concorrer às eleições presidenciais de 28 de junho, para substituir Ebrahim Raisi, que morreu num acidente de helicóptero em maio, anunciou este domingo o Ministério do Interior.
Baca lebih lajut »
Exército do Irão descarta hipótese de sabotagem na morte do Presidente RaisiForam recolhidas amostras e efetuados testes com os destro&231;os.
Baca lebih lajut »
Exército iraniano descarta sabotagem na queda do helicóptero que matou o Presidente RaisiO exército iraniano descartou esta quarta-feira a hipótese de uma explosão causada por sabotagem na queda do helicóptero que matou o Presidente Ebrahim Raisi, no segundo relatório sobre o incidente ocorrido em 19 de maio.
Baca lebih lajut »
Mehdi Ebrahimzadeh: “Não há motivos para pensar em mudanças democráticas no Irão após a morte de Raisi”O porta-voz internacional do Partido de Esquerda do Irão, exilado na Alemanha, falou ao Expresso durante uma visita a Madrid, onde esteve a convite de organizações que defendem os direitos humanos.
Baca lebih lajut »
Irão. Ex-presidente da linha dura Ahmadinejad regista-se como candidato presidencialO antigo presidente Mahmoud Ahmadinejad, da linha dura do Irão, inscreveu-se hoje como possível candidato às eleições presidenciais, convocadas devido à morte do chefe de Estado, Ebrahim Raisi, num acidente de helicóptero em maio.
Baca lebih lajut »