Há 10 anos não chegavam a 100, há três anos chegaram a ser quase 1000. São atualmente 623 os alunos registados nesta modalidade de ensino, a maioria na Grande Lisboa e na Região Centro. Há especialistas a defendê-lo, por oposição à escola que ainda hoje temos, herdada da Revolução Industrial.
Aprender sem pressas, sem testes, sem o toque estridente da campainha, sem professor, com a mãe ou o pai a fazer esse papel. Esta é a realidade de 623 crianças e jovens em Portugal, a maioria na Área Metropolitana de Lisboa, seguida de perto pela Região Centro.
As viagens de comboio pelo país, as visitas aos monumentos, as idas às compras, tudo está envolto em exercícios de Matemática, História, Geografia ou Ciências. Antes disso, preparou-se."Fiz uma formação em alfabetização quântica", revela ao DN. Mas, ao cabo destes quatro anos, acredita que a grande diferença está na liberdade individual do menino."Uma criança só aprende quando se apaixona.
"A grande conclusão a que chego é que a escola não consegue acomodar diferentes aspirações e inspirações. É preciso que se diga: as pessoas que recorrem ao ensino doméstico são pessoas com formação. Que sabem o que querem, para que querem, e como executar. O ensino doméstico acaba por ser uma forma de eles concretizarem a sua maneira de ver o mundo", explica.
Perante essa perda de confiança, e não sendo uma"purista defensora do ensino doméstico", este ano matriculou os filhos no Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro. Havia ainda outra razão :"Eles viviam na bolha. É certo que contactaram com uma grande diversidade de culturas, e isso foi ótimo para a formação dos meus filhos. Mas em relação ao território, estavam numa situação excludente.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Portugal tem dois Executive MBA nos 100 melhores do mundoO Jornal Económico – Notícias, Economia, Política, Empresas, Mercados e Opinião
Baca lebih lajut »
Avanços russos 600 dias após a invasão da UcrâniaPutin elogia estratégia de 'defesa ativa' e diz que as suas forças estão a 'melhorar posições' em toda a linha de contacto.
Baca lebih lajut »
Avanços russos 600 dias após a invasão da UcrâniaPutin elogia estratégia de 'defesa ativa' e diz que as suas forças estão a 'melhorar posições' em toda a linha de contacto.
Baca lebih lajut »
Governo lança recrutamento de 1000 técnicos superiores para a Administração PúblicaSustentável. Ecológico. Responsável. Esta é a nova área temática do Expresso, onde discutimos um país económica, social e ambientalmente mais sustentável: Expresso | SER
Baca lebih lajut »
Best of Portugal lançado para promover PortugalO Jornal Económico – Notícias, Economia, Política, Empresas, Mercados e Opinião
Baca lebih lajut »