Não são precisos estudos para constatar que ano após ano continuamos a falhar na prevenção dos incêndios e na reforma florestal que continua a tardar.
Em julho, completam-se dois anos do lançamento da Nova Estratégia da UE para as Florestas para 2030, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, a qual, entre outros aspetos, fixou diversas medidas visando atingir a redução de, pelo menos, 55% das emissões de carbono previstos na Lei Europeia do Clima, a adotar pelos Estados-membros.
A Portugal e aos demais Estados-membros cabia ainda até ao final do primeiro trimestre deste ano a elaboração e a apresentação de planos estratégicos para as florestas e o setor florestal, com vista a, num esforço conjunto e concertado, se poder avançar para uma nova proposta legislativa da UE sobre a observação das florestas, a comunicação de informações e a recolha de dados, a fim de virmos a ter um sistema harmonizado de...
Qual o contributo do nosso país para o objetivo de plantação de, pelo menos, 3 mil milhões de árvores adicionais na UE até 2030 ou da necessária reconversão da floresta, que continua a ser marcada por vastas áreas de eucalipto e outras árvores resinosas? Os incêndios florestais não podem continuar a ser tidos como uma inevitabilidade e a discutir-se apenas quantos meios aéreos vamos ou não ter, sem que tenha havido uma efetiva aposta na prevenção. Mesmo quando proliferam no nosso país os planos e estratégias, que se sucedem, sobrepõem e se atropelam uns aos outros.
A presente década é crucial na mitigação aos impactos da crise climática e para travar a perda de biodiversidade. Mas para tal, temos de garantir que as verbas previstas em grandes planos como o PRR se materializam em medidas de conservação, proteção, regeneração florestal, proteção da biodiversidade e de melhoria da gestão florestal sustentável.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
'Nos incêndios extremos há momentos em que não há combate possível'Não precisa de recorrer a cábulas para falar dos números empregues no combate aos incêndios e diz que o Verão vai ser complicado.
Baca lebih lajut »
'Nos incêndios extremos há momentos em que não há combate possível'Não precisa de recorrer a cábulas para falar dos números empregues no combate aos incêndios e diz que o Verão vai ser complicado.
Baca lebih lajut »
Sensores, IA e drones podem ajudar a detectar incêndios florestais antes que alastremProjecto na Califórnia usa inteligência artificial, drones e sensores para detectar incêndios precocemente, antes que ganhem fôlego e uma força destruidora. É preciso um trabalho de equipa.
Baca lebih lajut »
Incêndios: Presidente visitou memorial às vítimas dos fogos de PedrógãoInformação 24 horas por dia, em direto e em português. Alertas de última hora, notícias, reportagens, breaking news, vídeos, opinião e análise. Em todas as frentes.
Baca lebih lajut »
Semana começa com máximas de 42 graus e risco de incêndiosEsta previsão do IPMA levou também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar para o elevado risco de incêndios em todo o território continental.
Baca lebih lajut »
A história interminávelA história do novo aeroporto de Lisboa parece fadada a não acabar. Não obstante as trapalhadas e os intermináveis avanços e recuos que o processo já conheceu, o ministro João Galamba resolveu chegar gasolina ao fogo e considerar que ″acha muito longe″ a solução de Santarém. Pior, disse que o ″achismo″ não condicionava em nada o trabalho da Comissão Técnica Independente (CTI), cuja natureza - citando-o - ″não é estudar localizações″.
Baca lebih lajut »