Visão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
IA vai eliminar quase meio milhão de empregos em Portugal na próxima década. Mas vai criar mais de 400 mil
“A estimativa do efeito líquido que a IA deixará no emprego do país será ligeiramente negativa, levando a uma perda potencial de cerca de 80,3 mil empregos nos próximos dez anos”, de acordo com um estudo realizado pela Randstad, uma das maiores especialistas em Recursos Humanos em todo o mundo, sobre o mercado de trabalho português.
Mas em termos percentuais, tendo em conta o número atual de empregos em cada um dos setores, serão as atividades administrativas as mais afetadas, com 18% dos postos de trabalho a serem eliminados, seguindo-se as atividades informáticas e de telecomunicações com os serviços financeiros e seguros a fechar o pódio .
E 62,7% das empresas já experimentaram IA e o tipo de funções em que tem sido mais utilizada são as relacionadas com a análise de dados, otimização de tarefas administrativas, automatização de processos e atendimento ao cliente. Três em cada dez profissionais não é capaz de prever quais serão as implicações salariais no futuro, mas 16,8% acredita que poderá representar uma subida do seu ordenado ao fim do mês. 14,7% estão mais pessimistas e preveem uma queda.